Avisos à comunidade Técnico sobre o COVID-19

(última actualização: 11 de Maio 2020)

O Instituto Superior Técnico segue atentamente os desenvolvimentos relativos ao Coronavirus/COVID-19, nomeadamente as recomendações do Governo, da Tutela e da Direção Geral da Saúde sobre as medidas administrativas a implementar.

Chamamos a vossa atenção para os seguintes conselhos e recomendações:

Plano de desconfinamento

Despacho do Presidente do Técnico sobre o uso obrigatório de máscara em todos os campi, incluindo em exteriores, e com indicações da localização das entradas únicas de cada campi – Ver o texto completo

Comunicado do Presidente do Instituto Superior Técnico à comunidade

(12.03.2020, 13h00)

Recomendações específicas para a comunidade Técnico:

Nesta fase está prevista a implementação de um conjunto de medidas de prevenção e contenção, a saber:

  • Estão suspensas todas as atividades nos três campi a partir de dia 16 de Março. O regime de teletrabalho permitirá assegurar, de forma tão normal quanto possível, as actividades lectivas, administrativas e de investigação do IST. São excepções ao regime de teletrabalho:
    • todas as actividades e processos, que determinam a presença física nos campi (p. ex. limpeza, segurança, manutenção de instalações e equipamentos);
    • um conjunto de serviços mínimos presenciais, definido pelo CG;
    • em algumas das especialidades, o Serviço de Saúde – Técnico Lisboa, no campus Alameda, que se manterá em funcionamento.
  • As atividades letivas presenciais estão suspensas. As aulas à distância terão início formal a 18 de Março. Instruções para aulas por videoconferencia no Técnico.
  • O acesso aos edifícios do Técnico está condicionado, sendo possível com cartão de acesso ou mediante solicitação conforme explicado no Procedimento para acesso aos campi (ver abaixo).
  • Recomenda-se o auto-isolamento a todos aqueles que constituam casos suspeitos.
  • Irá manter-se o reforço da limpeza dos espaços com recurso a soluções desinfectantes, dando especial destaque a elementos sujeitos a manipulação intensa (corrimãos, maçanetas/puxadores de portas, botões de elevadores, etc);

Mediante a evolução da situação epidemiológica e de acordo com indicações do Delegado de Saúde e/ou outras autoridades competentes, serão despoletadas medidas adicionais.

  • No caso de qualquer membro da comunidade Técnico sentir algum dos sintomas do COVID19 em qualquer um dos Campi, ou residências, deve contactar os números de telefone indicados abaixo para ser encaminhado para a respetiva sala de isolamento. Na sala deverá contactar o SNS 24 – 808 24 24 24 e seguir as recomendações. dadas.
    • Campus Alameda: Sala 2.14 – Pavilhão de Ação Social (Serviços de Saúde) Ext.
      2000 ou Telef.  218 418 000
    • Campus do Taguspark: Sala 2N12.2 Ext.
      5002 ou Telef.
      214 233 202
    • Campus Tecnológico e Nuclear: Sala do gabinete médico do CTN (pavilhão do LPSR)
      Ext. 2000 ou Telef.
      219 946 000
    • Residências: Deverão entrar em contacto com os vigilantes ou através do número 218 418 000

Se apresentar sintomas em casa, não deve vir para o Técnico e deve também contactar o SNS 24 (808 24 24 24).

A partir do dia 30 de março 2020 os Serviços de Saúde passam a funcionar às segundas, quartas e sextas-feiras das 9h às 15h com as seguintes valências:

  • Clínica Geral – Segundas e quartas-feiras das 11h30m às 13h;
  • Medicina Dentária – Urgências. Segunda-feira entre as 13h30 e as 15h00 e sexta-feira das 9h00 e as 13h;
  • Ginecologia – Urgências. Com marcação;
  • Psicologia – Sessões por Skype com o respetivo psicólogo. Poderão ser efetuados pedidos de primeira consulta (Skype);
  • Enfermagem – Com Marcação.

As marcações deverão ser feitas preferencialmente por e-mail para saude@tecnico.ulisboa.pt. Os Serviços de Saúde informam que a Norma 003/2020 de 16/03, atualizada em 22/03, da DGS, Ponto 5.6, permite que os utentes medicados para patologias crónicas mantenham os medicamentos habituais mostrando uma receita antiga. Caso observem os seguintes sintomas:

  • Febre;
  • Tosse;
  • Eventual dificuldade respiratória.

Devem contactar o SNS24 – 808 24 24 24.

Em caso de suspeita ou diagnóstico confirmado, deve reportar esta situação ao Instituto Superior Técnico, através do seguinte endereço de e-mail: COVID19_IST_Informacoes@tecnico.ulisboa.pt, ou através do número 218 418 000.

Procedimento para acessos aos Campi

Campus Tecnológico e Nuclear CTN, Sacavém

O acesso só será permitido a pessoas previamente autorizadas pela Gestão do Pólo de Loures.

Campus TagusPark, Oeiras

O edifício irá estar encerrado ao público.

  1. Será permitido acesso de docentes, funcionários, investigadores e alunos de doutoramento aos seus gabinetes durante o horário de expediente (8h-18h), bastando para isso apresentar-se na portaria e identificar-se através do cartão do IST (ou do instituto de investigação), ficando o segurança com o registo do nome e n.º mecanográfico. Não serão permitidos acompanhantes.
  2. Fora do horário de expediente, os vigilantes deverão ativamente interceptar quaisquer transeuntes dentro do edifício e dar indicação para saírem. Em caso de recusa, o vigilante deverá exigir que o elemento se identifique como fazendo parte da comunidade IST, registando o seu nome e n.º mecanográfico, bem como o motivo para a sua presença nas instalações. Caso não seja facultada esta informação, o vigilante deve comunicar de imediato a Daniel Santos (daniel.neves@tecnico.ulisboa.pt).

Campus Alameda, Lisboa

Os edifícios irão estar todos encerrados.

  1. Durante o horário de expediente (08h-18h), poderão circular pessoas no Campus. Os elementos da comunidade IST (apenas docentes, investigadores, alunos de doutoramento ou funcionários) poderão aceder aos edifícios e circular até onde o seu cartão e/ou chave lhe permitam. Nos casos em que houver autorização do NSHS para acesso a espaços (seja da comunidade IST, seja fora desta), o vigilante irá verificar se existe autorização para este efeito. Estas situações apenas serão permitidas mediante autorização prévia a conceder pelo CG que devem ser do conhecimento do vigilante para autorização. Independentemente desta autorização, todos os acessos desta natureza são registados pelo vigilante e reportados ao NSHS.
  2. Fora do horário de expediente, os vigilantes irão ativamente intersetar quaisquer transeuntes (fora ou dentro das instalações) e dar indicação para saírem do Campus. Em caso de recusa, o vigilante irá exigir que o elemento se identifique como fazendo parte da comunidade IST, registando o seu nome e n.º mecanográfico, bem como o motivo para a sua presença nas instalações. Caso não seja facultada esta informação, o vigilante deve comunicar de imediato ao NSHS.

Impacto nos Recursos Humanos:

Assiduidade

  1. Entre a tarde do dia 5 de março e o dia 11 de março, no período em que esteve suspensa a utilização dos terminais de leitura biométrica, a validação será feita pelo respetivo superior hierárquico direto no portal SAP – Assiduidade, após introdução manual das horas de entrada e de saída a realizar pelos próprios (colocando no campo notas “Covid-19”).
  2. Nos dias 12 e 13 de março, a validação será feita de forma automática, sendo creditado 7 horas de prestação de trabalho a cada trabalhador, com direito ao respetivo subsídio de refeição.
  3. Após o dia 16 de março, e, até nota informativa ou disposição legal em contrário, será feito automaticamente pela DRH, utilizando o regime de teletrabalho com direito ao respetivo subsídio de refeição, exceção feita aos colaboradores que estarão a assegurar os serviços mínimos.

Férias

O gozo de férias do ano anterior, para além da data limite de 30 de abril de 2020, estará devidamente salvaguardado de acordo com as datas que as autoridades competentes venham a fixar.

IRS

As declarações de IRS respeitantes aos rendimentos auferidos em 2019 já estão disponíveis no portal SAP.

Concursos

Com as devidas adaptações, mantêm-se a decorrer os procedimentos para abertura de concursos para celebração de contrato de trabalho, contrato de bolsa de investigação ou complementos de bolsa, assim como renovações e cessações de vínculos contratuais.

Comunicação com a Direcção de Recursos Humanos

  1. Sem prejuízo dos atos formais que obriguem à utilização de suporte físico documental, torna-se preferencial em toda a comunicação com a DRH a utilização de documentos em suporte digital (pdf ou imagem), utilizando para tal o sistema de RTs implementado (https://drh.tecnico.ulisboa.pt/contactos/); nesta comunicação digital incluem-se, por exemplo, atestados médicos, licenças de parentalidade ou reembolsos ADSE, devendo sempre ser guardados os documentos originais para posterior entrega no atendimento presencial da DRH; qualquer correção será feita à posteriori quando cessar a perturbação do normal e regular funcionamento do IST.
  2. Para além do uso preferencial do sistema de RTs, nesta fase, os serviços da DRH vão ter apenas atendimento não presencial, disponível através do telefone 218417033 (extensão 1033) ou, alternativamente, da conta skype “DRH-IST” (10:00 às 12:30; 14:00 às 16:30).

Como medidas gerais de prevenção recomenda-se:

  • Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos ou em alternativa usar uma solução à base de álcool; Reforçar a lavagem das mãos antes e após a preparação de alimentos ou as refeições após o uso da casa de banho e sempre que as mãos estejam sujas;
  • Ao espirrar e tossir, tapar o nariz e boca com o braço ou lenço de papel que deverá ser colocado de imediato no lixo;
  • Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas;
  • Usar lenços de papel (de utilização única) para se assoar; Deitar os lenços usados num caixote do lixo e lavar as mãos de seguida;
  • Se regressou de uma área afetada, evite contacto próximo com outras pessoas;
  • As viagens devem ser restringidas ao estritamente necessário, especialmente para as regiões de risco de transmissão activa na comunidade (indicadas pela DGS). Caso a deslocação seja considerada imprescindível, a marcação de viagem e alojamento deve ser feita com possibilidade de alteração da data ou cancelamento sempre que possível. Ao regressar recomenda-se o cumprimento do disposto na informação n.º 005/2020, de 27 de fevereiro e no despacho 2836-A/2020, de 02 de março.
  • No caso de regresso de região com risco de transmissão ativa na comunidade, deverá contactar de imediato o SNS 24 (808 24 24 24) e aconselhar-se relativamente à necessidade de adoptar medidas de isolamento profilático/quarentena.
  • Nos 14 dias após o regresso:

    • promover o distanciamento social, nomeadamente, não permanecendo em locais muito frequentados e fechados, sem absoluta necessidade (exceto atividades letivas e profissionais);
    • evitar cumprimentos com contacto físico.

A evitar:

  • Evitar deslocações às regiões de risco de transmissão activa na comunidade, devendo ser dada a prioridade à utilização de meios de trabalho à distância ou ao adiamento dos trabalhos. Quem regressa de um desses países deve promover um distanciamento social responsável e tranquilo, nomeadamente, não permanecendo em locais muito frequentados e fechados, sem necessidade (excepcionando-se naturalmente as normais atividades letivas e profissionais).
  • A lista dos países onde se verifica transmissão comunitária ativa do novo coronavírus é objeto de atualização diária no site da DGS.

Mais informações

Quaisquer novas instruções aplicáveis à Administração Pública, em geral, ou às Instituições de Ensino Superior Publico, em particular, serão imediatamente comunicadas à comunidade do Técnico, nomeadamente os mecanismos de justificação de ausência, caso tal situação se coloque.

A comunidade Técnico será informada sobre toda e qualquer nova medida ou desenvolvimento relativos a este assunto.

Contactos

Contacto preferencial para informações relativa ao coronavirus/COVID-19 no Técnico é o email. Pedimos que sejam indicados os seguintes campos:

  1. IST-ID
  2. Nome e apelido
  3. Aluno/Docente/Funcionário/Outro
  4. Esteve em áreas com transmissão comunitária
  5. Contactou com doente infetado
  6. Contactou a linha Saúde 24
  7. Observações relevantes
  8. Ações tomadas.

Enviar Email

Comunicados da Reitoria da Universidade de Lisboa sobre o COVID-19