Saltar para o conteúdo | Saltar para a navegação

Início / Candidatos / Candidaturas / Licenciaturas / Concurso Nacional de Acesso

Candidaturas

Ingresso pelo Concurso Nacional de Acesso

Após a conclusão do ensino secundário, os estudantes que pretendam obter uma formação superior no IST deverão candidatar-se, através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), ao ingresso num curso de 1º ciclo ou num curso de ciclo integrado, consoante a área de estudos pretendida. As candidaturas são formuladas junto dos Gabinetes de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação e Ciência, tendo em conta as condições de acesso definidas para cada curso.

Cursos do 1º Ciclo 2013/2014
Cursos Código Campus Vagas Provas de ingresso
Licenciatura em Engenharia e Arquitetura Naval (LEAN) 0807/9911 Alameda 25 Matemática A + Física e Química
Licenciatura em Engenharia Eletrónica (LEE) 0808/9912 Taguspark 34 Matemática A + Física e Química
Licenciatura em Engenharia Geológica e de Minas (LEGM) 0807/9913 Alameda 20 Matemática A + Física e Química ou
Matemática A + Biologia e Geologia
Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial (LEGI) 0808/9104 Taguspark 60 Matemática A + Física e Química
Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores (LEIC) 0807/9121 Alameda 170 Matemática A
Licenciatura em Engenharia de Materiais (LEMat) 0807/9096 Alameda 25 Matemática A + Física e Química
Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores (LEIC) 0808/9121 Taguspark 90 Matemática A
Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática (LETI) 0808/9098 Taguspark 55 Matemática A + Física e Química
Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação (LMAC) 0807/9345 Alameda 30 Matemática A + Física e Química ou
Matemática A + Biologia e Geologia

Voltar ao topo ↑

Cursos Integrados 2013/2014
Cursos Código Campus Vagas Provas de ingresso
Mestrado em Arquitetura (MA) 0807/9257 Alameda 50 Matemática + Geometria Descritiva ou Matemática + Desenho ou Matemática
Mestrado em Engenharia Aeroespacial (MEAero) 0807/9357 Alameda 85 Matemática A + Física e Química
Mestrado em Engenharia do Ambiente (MEAmb) 0807/9508 Alameda 35 Matemática A + Física e Química ou Matemática A + Biologia e Geologia
Mestrado em Engenharia Biológica (MEBiol) 0807/9358 Alameda 65 Matemática A + Física e Química
Mestrado em Engenharia Biomédica (MEBiom) 0807/9359 Alameda 60 Matemática A + Física e Química
Mestrado em Engenharia Civil (MEC) 0807/9360 Alameda 160 Matemática A + Física e Química
Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (MEEC) 0807/9367 Alameda 210 Matemática A + Física e Química
Mestrado em Engenharia Física Tecnológica (MEFT) 0807/9458 Alameda 60 Matemática A + Física e Química
Mestrado em Engenharia Mecânica (MEMec) 0807/9369 Alameda 165 Matemática A + Física e Química
Mestrado em Engenharia Química (MEQ) 0807/9461 Alameda 75 Matemática A + Física e Química

Voltar ao topo ↑

Classificações Mínimas de Acesso

As condições exigidas para a candidatura aos Cursos ministrados no IST são as seguintes (expressas numa escala de 0 a 200 pontos):

  • Classificação mínima de 100 em cada uma das provas de ingresso (exames nacionais do ensino secundário), excetuando o curso de Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação em que a classificação mínima exigida é de 120, e;
  • Classificação mínima de 120 na nota de candidatura, excetuando o curso de Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação em que a classificação mínima exigida é de 140. A nota de candidatura (NC) é calculada utilizando um peso de 50% para a classificação do Ensino Secundário (MS) e um peso de 50% para a classificação das provas de ingresso (PI). - Fórmula de Cálculo da Nota de Candidatura: NC = MS x 50% + PI x 50% (ou seja, média aritmética da classificação final do Ensino Secundário e da classificação das provas de ingresso).

Nota: não se exigem pré-requisitos.

Mais informações no website da Direção Geral do Ensino Superior (DGES).

Voltar ao topo ↑

Informação adicional

Voltar ao topo ↑

FAQs

  1. Pretendo candidatar-me a um curso do IST. Qual a diferença entre estar inscrito numa Licenciatura ou num Mestrado Integrado?

    Não há diferença entre estar inscrito num curso de Licenciatura ou num curso de Mestrado Integrado do IST. No final do 1º ciclo (3 anos) de qualquer um destes cursos há sempre a opção de continuar para o mestrado (2º ciclo) do mesmo curso, ou mudar para outro 2º ciclo diferente. Não há também diferença no valor da propina anual a pagar. Em qualquer dos casos será sempre emitido um diploma com o grau de Licenciado após completados os 3 primeiros anos.

  2. O IST exige pré-requisitos de entrada?

    O IST não exige pré-requisitos de entrada.

  3. Que graus académicos são conferidos pelo IST?

    Aos alunos que completem o 1º ciclo (3 anos) será conferido pelo IST o grau de Licenciado, mesmo no caso de o aluno estar inscrito num Mestrado Integrado. Aos alunos que completem o 2º ciclo (2 anos) o IST confere o grau de Mestre.

  4. Como poderei ter acesso ao plano curricular dos cursos do IST?

    Deves consultar a página http://tecnico.ulisboa.pt/html/ensino/.

  5. Qual é a diferença entre o 1º ciclo e o 2º ciclo de estudos, no que se refere às saídas profissionais?

    A formação de 1º ciclo não tem objetivos profissionalizantes. Não se pode, no entanto, confundir profissionalização com empregabilidade: o 1º ciclo de estudos garantirá um conjunto de competências necessárias à inserção dos licenciados no mercado de trabalho. O 2º ciclo permitirá aos alunos aprofundar os seus conhecimentos, capacitando-os para a atividade profissional de desenvolvimento, projeto e conceção de nível elevado, na área da especialidade escolhida.

  6. Se me formar no IST encontro colocação rápida no mercado de trabalho?

    Dados recentes (à data de Junho de 2011) mostram que 61% dos alunos do IST são empregados antes de concluirem o curso e 92% nos primeiros 6 meses após conclusão do mesmo. O estudo sobre a empregabilidade dos alunos do IST pode ser consultado na Área de Estudos e Planeamento.

  7. Se ingressar no IST tenho que completar aí toda a minha formação ou posso terminar os estudos de 2º ciclo numa universidade estrangeira?

    O IST orgulha-se de dar aos seus alunos a possibilidade de participarem em vários programas de mobilidade (ERAMUS, BRASIL, SMILE, etc.) e redes internacionais (CLUSTER, CESAER, TIME, ATHENS, MAGALHÃES-SMILE), dando-lhes a oportunidade de estudar numa das suas escolas parceiras internacionais. Nalguns destes programas há a possibilidade de ficares com duplo diploma: do IST e da Universidade estrangeira. Para mais informações, consulta a página http://nmci.tecnico.ulisboa.pt.

  8. O que são os ECTS? Para que servem?

    ECTS significa “European Credit Transfer System”. Os créditos ECTS são uma forma padronizada de contabilizar o trabalho desenvolvido pelo estudante, incluindo a frequência de unidades curriculares (cadeiras), a realização de trabalhos práticos, projetos e estágios, bem como o tempo de estudo e de avaliação. No IST estabeleceu-se que 1 ECTS corresponde a 28 horas de trabalho. Em geral, a duração de cada ciclo de estudos é definida em torno dos seguintes números de créditos: 1º Ciclo – Licenciatura 180 ECTS; 2º Ciclo – Mestrado 120 ECTS; 3º Ciclo – Diploma de Estudos Avançados (parte curricular do doutoramento) ou Diploma de Formação Avançada 30 a 60 ECTS.

Voltar ao topo ↑