Campus Alameda

Jogo de computador para boas práticas sociais COVID-19

O Game Dev Técnico, clube de estudantes do Instituto Superior Técnico, desenvolveu o jogo de computador COVIDA, que pretende sensibilizar a população para o cumprimento das boas práticas de combate ao vírus pandémico focando a dinâmica de jogo no distanciamento e consciência social.

Conheça o projecto

Campus Taguspark

Mapas de risco de infeção COVID-19 – Portugal

Esta ferramenta identifica o risco diário de infeção pelo COVID-19 para Portugal Continental, assim como a incerteza associada ao risco.

Conheça o projecto

Campus Alameda

Produção de desinfectante

Uma equipa do Instituto Superior Técnico, do Departamento de Engenharia Química estão a produzir solução desinfectante para unidades de prestação de cuidados de saúde e para as equipas a trabalhar em investigação.

Conheça o projecto

Campus Taguspark

Produção de Kits para recolha de amostras para teste COVID-19

O Instituto Superior Técnico, o Algarve Biomedical Center (ABC) e a Hidrofer estão a produzir 100 mil kits por semana para recolha de amostras para testes à COVID-19. Um consórcio que conta também com o apoio da Logoplaste, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e do Banco Santander.

Conheça o projecto

Campus Alameda

Sistema de detecção de COVID-19 em águas residuais

O projeto de investigação COVIDETECT pretende criar um sistema de alerta precoce da presença do vírus SARS-CoV-2, agente etiológico da COVID-19, através da análise de águas residuais, contribuindo para melhorar a resposta face a eventuais novos surtos da doença. Irá ser desenvolvida uma ferramenta de deteção, quantificação, caraterização e modelação do vírus através da análise em Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

Conheça o projecto

Campus Taguspark

Produção de viseiras de protecção facial

Uma equipa do Instituto Superior Técnico, liderada por Paulo Peças e Marco Leite do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), produziram em grande quantidade viseiras médicas, primeiro por impressão 3D dos suportes e depois em parceria com empresas RapidToll e TJmoldes que industrializaram o processo aumentando a capacidade de produção diária.

Conheça o projecto

e-covig app

e-covig: app e wearable para monitorização dos doentes com COVID-19

O projeto e-CoVig, liderado pelo Instituto de Sistemas e Robótica / Técnico, aposta numa aplicação para telemóveis e num dispositivo usável (wearable) para a monitorização de doentes com COVID-19. A aplicação é capaz de medir e registar os sintomas de pessoas infetadas pelo novo coronavírus e ainda alertar os profissionais de saúde se houver um agravamento do problema.

Conheça o projecto

Projeto INTAKE

INTAKE: dados de mobilidade para prever a propagação da pandemia em cada concelho

O projeto INTAKE – INtegrating mobility daTa into spAtial risK modEls pretende ajudar a melhorar modelos epidemiológicos já existentes e que permitem prever o risco de contágio em cada região do país, através da integração dos dados de mobilidade individual fornecidos por uma operadora de telecomunicações.

Conheça o projecto

Projeto SMOCK

SMOCK: criar modelos do risco de infecção tendo em conta as variáveis espaço e tempo

O projeto “SMOCK- Spatial Modelling for mapping COVID-19 risk” pretende reduzir a incerteza do modelo de risco desenvolvido pelo CERENA – Centro de Recursos Naturais e Ambiente / Técnico e disponibilizar estes modelos como instrumentos que ajudem os decisores políticos a gerir o risco de uma forma mais rápida e eficaz em situações de epidemia.

Conheça o projecto

Esterilização de EPIs

Esterilização de equipamentos de proteção individual

O projeto “Esterilização de EPIs com radiação gama com vista à sua reutilização” apresenta uma solução segura e ecológica, utilizando radiação gama para esterilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) essenciais para prevenir a disseminação da COVID-19, tais como máscaras, vestuário, etc.

Conheça o projecto

SARSCHIP project

SARSChip: simplificar o diagnóstico de infeções pelo novo coronavírus

O projeto “SARSChip- On-chip testing of SARS-CoV” apresenta um sistema de diagnóstico portátil e universal que pretende simplificar a utilização e a leitura de testes à covid-19. O sistema está a ser desenvolvido nos laboratórios do Técnico / Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Microsistemas e Nanotecnologias (INESC-MN) e permitirá, através do mesmo dispositivo, a deteção molecular do novo coronavírus e a análise serológica dos pacientes.

Conheça o projecto

MARE App

MARÉ: plataforma para ajudar no regresso à normalidade

O projeto “Maré – Mobilização Anónima de Regresso à normalidade para mitigar a Epidemia de covid-19″ desenvolveu uma plataforma versátil de rastreamento digital de pessoas que pode ser usada para dar resposta às várias problemáticas geradas pela pandemia- e não só-, mas que garante o anonimato do cidadão. Pretende apoiar o regresso à normalidade em tempos de pandemia, tendo em consideração a segurança e a privacidade dos cidadãos.

Conheça o projecto

Deteção de COVID-19 por tosse e fala

Deteção de COVID-19 a partir da tosse e fala

E se fosse possível sabermos se estamos com COVID-19 apenas através dos sons que produzimos a tossir ou ao falar? É esse o principal objetivo do projeto “Deteção de COVID-19 a partir da tosse e fala”, desenvolvido por uma equipa de investigadores do Instituto Superior Técnico, e do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID).

Conheça o projecto

DeepPathCOVIDx: um sistema de Inteligência Artificial que deteta o vírus da COVID-19 em raio-x ao tórax

DeepPathCOVIDx: o sistema de Inteligência Artificial para detetar COVID-19 em raio–X ao tórax

O projeto DeepPathCOVIDx pretende desenvolver uma solução, a partir da criação de modelos de Inteligência Artifical, que ajudará os profissionais de saúde na análise das imagens de raio-X torácico. Uma equipa multidisciplinar está a desenvolver um sistema de análise das radiografias torácicas efetuadas por doentes nos serviços de urgência hospitalares, que estime a probabilidade de as mesmas terem as propriedades que caracterizam um doente com COVID-19.

Conheça o projecto