Saltar para o conteúdo | Saltar para a navegação

Início / Ensino

Licenciaturas

O IST oferece um vasto leque de cursos de licenciatura em várias áreas da Engenharia sustentados numa sólida formação de base em física, química, matemática e ciências de engenharia. Um licenciado pode optar pela continuação de estudos num programa de mestrado, entrar diretamente no mercado de trabalho ou criar a sua própria empresa.

Curso Modelo Campus Programa
Arquitetura Mestrado Integrado Alameda Programa
 [Foto] Arquitectura

Arquitetura

O curso de Arquitetura tem como objetivo formar arquitetos com elevados conhecimentos técnicos, permitindo estabelecer um diálogo eficaz e instruído com os outros especialistas, tendo em vista o desenvolvimento do projeto de arquitetura sem descurar a componente artística e cultural.
Engenharia Aeroespacial Mestrado Integrado Alameda Programa
[Foto] Engenharia Aeroespacial

Engenharia Aeroespacial

A Engenharia Aeroespacial é uma das engenharias mais interdisciplinares, habilitando os profissionais que forma a intervir em todas as fases do ciclo de vida de um veículo, aeroplanos, helicópteros, aeronaves robotizadas, foguetões e satélites, desde a conceção e projeto, até à operação e manutenção, passando pelos ensaios e fabricação.
Engenharia do Ambiente Mestrado Integrado Alameda Programa
[Foto] Engenharia do Ambiente

Engenharia do Ambiente

Os conhecimentos adquiridos no curso de Engenharia do Ambiente possibilitam o uso de recursos vitais como a água, o solo, o ar e os ecossistemas, de uma forma sustentável. O curso forma profissionais com elevado perfil técnico e científico, preparados para dar um contributo decisivo na resolução dos múltiplos problemas de ambiente e de recursos naturais que as sociedades contemporâneas enfrentam.
Engenharia e Arquitetura Naval Licenciatura Alameda Programa
[Foto] Engenharia e Arquitectura Naval

Engenharia e Arquitetura Naval

A Engenharia Naval consiste na conceção, construção e gestão da operação dos sistemas que se destinam à exploração do mar, nas suas vertentes de via de transporte marítimo, fonte de recursos vivos e minerais e ainda como local de atividades de desporto e recreio. A Licenciatura em Engenharia e Arquitetura Naval tem por objetivo dotar os alunos de uma sólida formação em matemática e física, informática, e ciências de engenharia, integrando-se numa grande área de formação em engenharia que inclui a Engenharia Mecânica, a Engenharia Aeroespacial e a Engenharia e Gestão Industrial.
Engenharia Biológica Mestrado Integrado Alameda Programa
[Foto] Engenharia Biológica

Engenharia Biológica

O curso de Engenharia Biológica oferece uma forte formação nos princípios e métodos de projeto de engenharia de processos biológicos e produtos, baseando-se na integração da bioengenharia, da biologia celular, da biologia de sistemas, da nanotecnologia, e inovação, e as suas aplicações nos vários domínios da Biotecnologia, ambiente e saúde.
Engenharia Biomédica Mestrado Integrado Alameda Programa
[Foto] Engenharia Biomédia

Engenharia Biomédica

O curso de Engenharia Biomédica explora a ligação entre Engenharia e Medicina integrando aspetos fundamentais e aplicações concretas da engenharia nos meios de investigação, diagnóstico e terapia das ciências médicas, formando engenheiros capazes de intervir criativamente nas tecnologias biomédicas do futuro.
Engenharia Civil Mestrado Integrado Alameda Programa
[Foto] Engenharia Civil

Engenharia Civil

A Engenharia Civil constitui um vasto domínio do conhecimento e da intervenção humana. A sua esfera de ação é bastante lata e engloba o planeamento, a conceção, o projeto, a construção, a reabilitação, a gestão e a fiscalização de empreendimentos para serem utilizados pela população.
Engenharia Eletrónica Licenciatura Taguspark Programa
[Foto] Engenharia Electrónica

Engenharia Eletrónica

A Licenciatura em Engenharia Eletrónica tem por objetivo formar licenciados com um espetro largo de conhecimentos e capacidades, centrado na análise e síntese de equipamentos e sistemas eletrónicos modernos, usando as mais avançadas tecnologias dos componentes, em todas as suas vertentes e aplicações (comunicação, controlo, informática, energia, etc.).
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Mestrado Integrado Alameda Programa
[Foto] Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

O curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores estuda os processos de produção e transmissão da energia elétrica, bem como as múltiplas aplicações da eletrónica à automação, às telecomunicações e aos computadores.
Engenharia Física Tecnológica Mestrado Integrado Alameda Programa
[Foto] Engenharia Física Tecnológica

Engenharia Física Tecnológica

O curso de Engenharia Física Tecnológica permite aos alunos um envolvimento nos grandes desafios tecnológicos desde a reprodução na Terra da energia das estrelas, o desenvolvimento da revolução da nanotecnologia na medicina e na biologia, a resolução dos problemas de energia da Humanidade, entre muitos outros.
Engenharia Geológica e de Minas Licenciatura Alameda Programa
[Foto] Engenharia Geológica e de Minas

Engenharia Geológica e de Minas

O programa de formação da Licenciatura em Engenharia Geológica e de Minas permite dotar os alunos de competências sólidas nas áreas das Ciências Básicas, Geociências e Ciências de Engenharia, tais como a prospeção, pesquisa e reconhecimento dos recursos minerais exploráveis, bem como a conceção e projeto de sistemas de exploração racional dos recursos minerais e desenvolvimento de processos de engenharia destinados à garantia de segurança e de economicidade dos empreendimentos mineiros.
Engenharia e Gestão Industrial Licenciatura Taguspark Programa
[Foto] Engenharia e Gestão Industrial

Engenharia e Gestão Industrial

Os objetivos educacionais da Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial são os de assegurar uma formação sólida em ciências básicas e em ciências de engenharia, desenvolvendo competências que permitam encontrar soluções no âmbito da conceção de sistemas produtivos (produtos e serviços) e de estruturas organizacionais sujeitos a condicionalismos tecnológicos, económicos, sociais e ambientais.
Engenharia Informática e de Computadores Licenciatura Alameda Programa
[Foto] Engenharia Informática e de Computadores

Engenharia Informática e de Computadores (Alameda)

A Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores oferece aos alunos uma formação sólida em matemática e informática que lhes permite preencher muitos dos requisitos exigidos em diversas áreas profissionais, nomeadamente programadores de aplicações e gestores de sistemas em PMEs.
Engenharia Informática e de Computadores Licenciatura Taguspark Programa
[Foto] Engenharia Informática e de Computadores

Engenharia Informática e de Computadores (Taguspark)

A Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores oferece aos alunos uma formação sólida em matemática e informática que lhes permite preencher muitos dos requisitos exigidos em diversas áreas profissionais, nomeadamente programadores de aplicações e gestores de sistemas em PMEs.
Engenharia de Materiais Licenciatura Alameda Programa
[Foto] Engenharia de Materiais

Engenharia de Materiais

A Licenciatura em Engenharia de Materiais é um curso de natureza transversal, oferecendo uma formação científica básica na extensa área dos Materiais. O curso cobre um vasto leque de temas e exige uma formação virada para a diversidade em que as áreas tradicionais, Física, Química, Biologia e as Ciências da Engenharia, surgem unificadas de uma forma nova, num mesmo propósito de inovação e desenvolvimento dos materiais e das suas aplicações.
Engenharia Mecânica Mestrado Integrado Alameda Programa
[Foto] Engenharia Mecânica

Engenharia Mecânica

A engenharia mecânica é considerada uma das áreas mais versáteis e abrangentes da engenharia, onde a teoria e a prática se juntam na resolução dos mais desafiantes problemas reais através do projeto de sistemas tecnológicos inovadores em áreas tão distintas como: produção industrial, conversão energética, sistemas mecatrónicos, veículos automóveis.
Engenharia Química Mestrado Integrado Alameda Programa
[Foto] Engenharia Química

Engenharia Química

O curso de Engenharia Química tem como objetivo principal formar futuros cientistas e engenheiros que possam intervir na sociedade em várias áreas multidisciplinares que vão desde a energia ao ambiente, até áreas mais específicas, como processos catalíticos, ciências de polímeros, engenharia de sistemas e fenómenos de transferência avançados, de forma a tornar os processos sustentáveis.
Engenharia de Telecomunicações e Informática
(Antiga Engenharia de Redes de Comunicações)
Licenciatura Taguspark Programa
[Foto] Engenharia de Redes e Comunicações

Engenharia de Telecomunicações e Informática

A Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática combina conhecimentos científicos em Informática e Telecomunicações. O curso oferece uma sólida formação de base na área das Tecnologias de Informação e Comunicações, com uma forte componente experimental e de projeto, potenciado por uma interação com o ambiente tecnológico envolvente devido à sua inserção no campus Taguspark.
Matemática Aplicada e Computação Licenciatura Alameda Programa
[Foto] Matemática Aplicada e Computação

Matemática Aplicada e Computação

A Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação é um ciclo de formação de espetro largo, entendido como um tronco comum para a formação básica de um matemático, nas suas diversas vertentes e no contexto de uma Escola de Engenharia como o IST. Assim, para além da formação básica contemplar disciplinas clássicas de Matemática, há uma formação significativa em Estatística, Análise Numérica e Ciência da Computação, bem como uma significativa componente de preparação em Física.

Licenciaturas Antigas