Paula Panarra e Catarina Belém distinguidas com Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo

O galardão instituído pelo Técnico destina-se a premiar, anualmente, duas "alumnae" da instituição.

As vencedoras da 4.ª edição do Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo foram simbolicamente conhecidas este domingo, 8 de março, data em que se assinala o Dia Internacional da Mulher. As alumnae Paula Panarra e Catarina Belém foram as vencedoras da edição 2019 do galardão, instituído em 2016 pelo Técnico, que tem como objetivo a promoção da igualdade de género e o reconhecimento do papel crucial que as mulheres desempenham em todas as áreas da Engenharia. O prémio é simultaneamente uma forma de homenagear a antiga aluna do Técnico que lhe dá o nome, difundindo o exemplo que foi Maria de Lourdes Pintasilgo e o seu impacto na sociedade.

Paula Panarra, antiga aluna de Engenharia Química e Biotecnologia, venceu o galardão na categoria Role Model. A alumna do Técnico conta com mais de 20 anos de experiência profissional, ocupando desde 2016 o cargo de diretora-geral da Microsoft Portugal.

Na categoria Young Alumni, o prémio reconhece Catarina Belém pelo “seu percurso académico exemplar, o seu envolvimento em atividades inseridas na comunidade do Instituto Superior Técnico e a sua notável progressão académica, que culminou na dissertação de mestrado em Engenharia Informática e de Computadores, ramo de Sistemas Inteligentes, intitulada “Optimization of Time-Consuming Objective Functions Derivative – Free Approaches and their Application in Architecture”, e na qual a galardoada obteve uma classificação de vinte valores. Catarina Belém concluiu o mestrado em Engenharia Informática e Sistemas de Informação, em junho de 2019, e trabalha atualmente como Research Data Scientist na Feedzai.

A entrega do galardão deverá ser feita, como habitualmente, numa cerimónia pública em data a anunciar posteriormente.