Técnico congratula-se com a eleição de António Guterres para secretário-geral da ONU

O engenheiro António Guterres foi eleito por unanimidade para o cargo de Secretário-Geral das Nações Unidas.

António Guterres, alumnus e antigo docente do Instituto Superior Técnico, foi eleito secretário-geral da ONU esta quinta-feira. O ex-primeiro-ministro português foi considerado o melhor candidato para o cargo após um longo processo que incluiu seis votações informais, realizadas a 21 de julho, 5 de agosto, 29 de agosto, 9 de Setembro, 26 de setembro e 4 de outubro, que o candidato português venceu.

O engenheiro António Guterres ingressou no Técnico em 1965, no curso de engenharia electrotécnica, trazendo na bagagem o prémio nacional de melhor aluno do ano. Licencia-se em Engenharia Electrotécnica, em 1971, com classificação final de 19 valores. Depois de um ano como monitor no final da sua licenciatura, ingressou em outubro de 1971 no corpo docente do IST onde permaneceu até ao início do seu percurso político, em novembro de 1975, lecionando a disciplina de Teoria de Sistemas e Sinais de Telecomunicações.

Foi professor catedrático convidado do Instituto Superior Técnico no período 2003-2009, responsável pelas cadeiras de Desenvolvimento Sustentável e Inovação.

Para além do extenso currículo político, profissional e académico, António Guterres esteve ativamente envolvido em várias organizações não-governamentais, tendo sido, por exemplo, membro fundador do Conselho Português para os Refugiados, em 1991.

Como referiu recentemente, num discurso proferido no jantar da Associação de Antigos Alunos do IST, a formação adquirida no Técnico, “a Instituição que mais me marcou”, foi muito importante ao longo de todo o seu percurso: “Estamos num mundo confuso, em que a imprevisibilidade passou a ser a característica fundamental. Temos que ter grande rigor e capacidade de análise. Por isso, a disciplina mental que adquiri no Técnico é a coisa mais importante que tenho”.

Guterres será oficialmente o próximo Secretário-Geral, quando a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovar a resolução que indica a sua nomeação, tomando posse dia 1 de janeiro de 2017. O Instituto Superior Técnico congratula o engenheiro António Guterres pela sua eleição para a presidência da instituição que coroa todo o seu percurso exemplar em prol da causa pública.