Universidade de Lisboa vai distinguir António Guterres com grau de doutor “honoris causa”

O secretário-geral da ONU vai ser homenageado com este título honorífico pela Universidade de Lisboa, sob proposta do Instituto Superior Técnico.

A proposta partiu do Técnico e a Universidade de Lisboa (ULisboa) subscreveu: o engenheiro António Guterres vai ser distinguido com o grau de doutor “honoris causa”. A cerimónia vai ter lugar no próximo dia 19 de fevereiro, às 10h30, na Aula Magna da Reitoria da ULisboa.

Este não é o primeiro doutoramento “honoris causa” que o secretário-geral da ONU recebe, mas é talvez o que mais sentido faz se tivermos em conta a ligação do secretário-geral da ONU ao Técnico. Foi nesta escola que António Guterres se formou em Engenharia Eletrotécnica, e também exerceu funções de professor catedrático convidado em 2003, depois de ter deixado o cargo de primeiro-ministro, e antes de assumir funções como alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados.

Num comunicado de imprensa, emitido pelo Técnico, que anuncia a homenagem, é descrito “o percurso académico excecional” que o secretário-geral da ONU prosseguiu. Depois de licenciado em Engenharia Eletrotécnica em 1971, com uma classificação final de 19 valores, o engenheiro António Guterres assumiu a posição de assistente da disciplina de Teoria de Sistemas e Sinais.

Em 2003/2004, e já como professor catedrático convidado, “foi responsável pela criação das cadeiras de Seminário de Desenvolvimento Sustentável e Seminário sobre Inovação, numa altura em que estes assuntos apenas começavam a entrar no léxico comum, contribuindo de forma decisiva para trazer estes temas para a agenda de investigação e desenvolvimento”, pode ler-se também no comunicado. Mais tarde e já a exercer funções como alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados, o alumnus do Técnico foi o convidado de honra do encontro anual da Associação dos Antigos Alunos do Técnico e, no seu discurso, reiterou o reflexo que a formação em engenharia teve no sucesso da sua vida profissional e da sua carreira política.

É do conhecimento geral o percurso político ímpar do engenheiro António Guterres, uma carreira que conta com mais de 20 anos. O alumnus do Técnico ocupou diversos cargos políticos, quer a nível nacional, quer a nível internacional. Conhecido pela dedicação que concede a causas sociais, e depois de exemplarmente ter exercido o cargo de Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, numa altura conturbada em que surgiu a maior vaga de refugiados desde a II Guerra Mundial, foi nomeado em 2017 pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas para Secretário-Geral das Nações Unidas.