Sobre o Projecto

O projeto e-CoVig, liderado pelo Instituto de Sistemas e Robótica / Técnico, aposta numa aplicação para telemóveis e num dispositivo usável (wearable) para a monitorização de doentes com COVID-19. A aplicação é capaz de medir e registar os sintomas de pessoas infetadas pelo novo coronavírus e ainda alertar os profissionais de saúde se houver um agravamento do problema.

Esta solução tecnológica de baixo custo foi desenvolvida por uma equipa multidisciplinar composta por alunos, professores e profissionais de saúde, entre outros. Permite acompanhar remotamente e em tempo real os sintomas da COVID-19, tais como a temperatura e a função respiratória, assim como outros dados com relevância clínica para o diagnóstico da doença.

Aos indivíduos contaminados ou em vigilância é atribuído um código QR único que pode ser utilizado nos diferentes componentes da aplicação e no website e-CoVig. Quase todos os dados clínicos necessários à monitorização do estado de saúde são recolhidos através das várias funcionalidades do nosso telemóvel, nomeadamente a respiração, o pulso, o nível de saturação de oxigénio, etc.
Paralelamente, foi desenvolvido um wearable que permite a medição de temperatura, oximetria de pulso e frequência cardíaca, que trabalha em conjunto com a app. Este desenvolvimento é destinado a doentes em que seja necessária uma medição mais periódica, ou densa, dos parâmetros fisiológicos.

A informação recolhida pela aplicação, e que inclui um diário com a identificação das alterações sintomatológicas, é depois enviada para a plataforma BrainAnswer (coordenada pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco) onde é possível configurar o acesso por parte de médicos, enfermeiros e cuidadores consoante o respetivo nível de responsabilidade.
Nesta plataforma, os profissionais de saúde podem rever os dados recolhidos e receber alertas quando são detetados parâmetros anormais, ou sempre que seja necessário efetuar medições. A plataforma pode também extrair e conduzir a uma avaliação de risco dos sujeitos monitorizados.

Esta solução de recolha de dados clínicos está a completar os testes de validação laboratorial em conjunto com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, estando também planeados testes em contexto hospitalar, no Hospital de Santa Maria.

O passo seguinte passa pela implementação em contexto real, como ferramenta de suporte ao seguimento dos doentes em conjunto com a plataforma TraceCOVID, ferramenta do Ministério da Saúde. No futuro, a e-Covig poderá também ser utilizada para outras patologias que justifiquem uma avaliação remota.

Esta tecnologia pode agilizar e automatizar as interações dos infetados com o Sistema Nacional de Saúde, reduzindo o risco de contaminação dos profissionais do setor, adensando o processo de monitorização a longo prazo, contribuindo para o aumento da precisão do diagnóstico e ainda fortalecendo a capacidade de monitorização simultânea de mais cidadãos.

O e-CoVig é um dos projetos apoiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da linha de financiamento Research 4 COVID-19. O projeto é liderado por João Sanches, do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), um dos centros de investigação do Técnico, e conta também com o contributo de investigadores do Centro de Cardiologia da Universidade de Lisboa (CCUL), da Faculdade de Medicina da ULisboa, Instituto de Telecomunicações (IT), Escola de Tecnologia de Saúde de Coimbra (EsteC) e da empresa BrainAnswer. O e-CoVig foi um dos projetos que obteve o financiamento máximo atribuído pela FCT, no valor de 30 mil euros.

Lisboa

Entidades

• Instituto Superior Técnico
  • Instituto de Sistemas e Robótica (ISR)