Sobre o Projecto

O projeto “SARSChip- On-chip testing of SARS-CoV” apresenta um sistema de diagnóstico portátil e universal que pretende simplificar a utilização e a leitura de testes à covid-19. O sistema está a ser desenvolvido nos laboratórios do Técnico / Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Microsistemas e Nanotecnologias (INESC-MN) e permitirá, através do mesmo dispositivo, a deteção molecular do novo coronavírus e a análise serológica dos pacientes.

O SARSChip resulta da investigação de uma tecnologia de deteção de reconhecimento molecular, baseada em sensores magnetoresistivos e uma plataforma eletrónica portátil para leitura desses sensores. O objetivo do projeto passa por desenvolver testes moleculares e serológicos, de fácil utilização e leitura, para o diagnóstico preciso de infeções por SARS-CoV-2 em qualquer das fases da infeção.

A tecnologia a usar é fruto de uma colaboração de quase duas décadas entre o INESC MN e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento (INESC ID) / Técnico. A equipa de investigação estava já a desenvolver um sistema de deteção de infeções virais com particular enfoque no Zika, Dengue e Chikungunya, que está agora a ser convertido para a deteção do SARS-CoV-2. Os testes serão descartáveis e têm por base um biochip microfabricado, partículas magnéticas e estruturas de microfluídica. O sistema de leitura dos mesmos será uma plataforma eletrónica portátil.

O projeto “SARSChip- On-chip testing of SARS-CoV” é liderado pela investigadora Verónica Romão (INESC_MN), foi um dos vencedores da 2.ª Edição do concurso RESEARCH 4 COVID-19, promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Lisboa

Entidades

• Instituto Superior Técnico
  • Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Microsistemas e Nanotecnologias – INESC-MN