Sobre o Curso
Quando se pensa no conceito de cidade moderna, é vital a importância do ordenamento do território e do urbanismo para que a própria sociedade se possa desenvolver da forma mais otimizada possível. Os Mestres em Ordenamento do Território e Urbanismo estão habilitados a intervir ativamente de modo qualificado e inovador na formulação de estratégias e soluções concretas para os problemas que se colocam no planeamento, construção, requalificação e gestão de espaços urbanos e metropolitanos.
Com base em conhecimentos técnicos e numa profunda capacidade de reflexão crítica, este mestrado visa fornecer uma formação avançada na prática do planeamento e da gestão do território, bem como na implementação de técnicas avançadas e inovadoras de tratamento de informação na análise de problemas e respostas no âmbito do ordenamento do território e do urbanismo.
O Mestrado em Ordenamento do Território e Urbanismo é uma iniciativa conjunta do Técnico, da Faculdade de Arquitetura e do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.
Plano Curricular
O Mestrado em Ordenamento do Território e Urbanismo tem a duração de 4 semestres (2 anos), correspondentes a 120 ECTS, e é composto pelas seguintes componentes curriculares:
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1º ano (ECTS)
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60
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2º ano (ECTS)
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18
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12
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30
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Especialidade: Área Principal (78 ECTS)
O Mestrado em Ordenamento do Território e Urbanismo (Major) aprofunda os conhecimentos em temáticas como a Geografia, Gestão Urbanística, Organização e Planeamento Territorial, Ambiente e subdivide-se em dois ramos distintos (30 ECTS):
- Projeto Urbano
- Gestão do Território
O plano curricular oferece possibilidade de escolha de disciplinas nesta componente curricular.
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Seminário de Investigação (12 ECTS)
Neste seminário, inicia-se o desenvolvimento dos trabalhos finais de curso, explorando metodologias de investigação, revisão de literatura, análise de questões, estabelecimento de objetivos e planeamento do trabalho.
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Dissertação (30 ECTS)
A dissertação é o trabalho final do ciclo de estudos, permitindo a cada estudante debruçar-se e especializar-se sobre um assunto específico. Poderá ser realizado num dos seguintes âmbitos:
- Tese Científica
- Estágio em Empresa
- Projeto multidisciplinar Capstone
Destinatários
Serão consideradas todas as candidaturas de alunos com formação superior como Geografia, Arquitetura, Engenharia Civil, do Território ou do Ambiente, Arquitetura Paisagista, Economia, Sociologia ou outras áreas afins que partilhem, pelo menos em parte, preocupações com o desenvolvimento e qualificação do território.
O curso é lecionado em português no entanto, caso estejam inscritos alunos internacionais ou em programas de mobilidade, as unidades curriculares serão lecionadas em inglês.
Saídas Profissionais
Os Mestres em Ordenamento do Território e Urbanismo atuam na conceção e projeção de sistemas, instalações, equipamentos e serviços que promovam o funcionamento de um território. O mestrado proporciona dois tipos de saídas profissionais: investigação e atuação como técnico de ordenamento e gestão territorial, em empregadores como:
- organismos públicos e privados de consultoria;
- ordenamento do território e planeamento estratégico;
- entidades de investigação.
Condições de Acesso
Podem candidatar-se a um 2.º ciclo do Técnico estudantes que:
- sejam titulares de uma formação de 1.º ciclo na área de Ciências e Tecnologia (excetua-se o caso do 2.º ciclo em Arquitetura que pressupõe uma formação de 1.º ciclo em Arquitetura);
- sejam detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que ateste a sua capacidade para realização do mestrado a que se candidatam.
Os candidatos são seriados segundo os seguintes critérios:
- Afinidade entre o curso que possuem e o curso a que se candidatam;
- Natureza do grau que possuem;
- Sucesso escolar no curso que frequentaram.
Nota: caso seja solicitado, poderão ser valorizados o currículo académico, científico ou profissional e a prestação do candidato em entrevista.
Núcleos de Estudantes
Os alunos do Técnico dinamizam autonomamente e proativamente projetos que complementam o seu percurso académico, como os Núcleos de Estudantes, nos quais adquirem competências e mais-valias que os tornam mais competitivos no mercado de trabalho.