
Mudança de Par Instituição/Curso
Mudança de Par Instituição/Curso
O regime de ingresso por mudança de par instituição/curso, regulamentado pela Portaria nº 181-D/2015 de 19 de junho, que substitui os antigos regimes de ingresso por mudança de curso e transferências, destina-se aos estudantes do 1.º ciclo que pretendam inscrever-se num 1.ºciclo de um curso de licenciatura ou de mestrado integrado diferente daquele em que praticaram a última inscrição ou que pretendam inscrever-se no mesmo curso mas numa instituição diferente daquela em que praticaram a última inscrição, tendo havido ou não interrupção de inscrição no Ensino Superior.
Este regime aplica-se ainda ao caso dos estudantes que tenham frequentado, mas não concluído, o 1.º ciclo de um curso no Ensino Superior estrangeiro. Para mais informações contacte a Área de Graduação.
Número de vagas 2018-2019
Licenciaturas:
Mestrados Integrados:
Propinas
Estudantes nacionais: Para o ano letivo de 2018-2019 a propina para os cursos de 1.º ciclo (licenciatura ou mestrado integrado) foi fixada em 1063,47 euros. Estudantes internacionais: Se o candidato for um cidadão fora da UE, o valor da propina anual que se aplica a licenciaturas, mestrados integrados e mestrados é de 7000 euros.
Critérios de seleção
Candidatura a um só curso
Prazos
30 de julho a 15 de agosto de 2018 | Apresentação de candidaturas |
7 de setembro de 2018 | Afixação dos editais de colocação |
10 a 14 de setembro de 2018 | Matrícula e inscrição |
7 a 14 de setembro de 2018 | Reclamação sobre as colocações |
24 de setembro de 2018 | Decisão sobre as reclamações |
24 a 28 de setembro de 2018 | Matrícula para reclamações atendidas |
Documentos necessários
Para completar o processo de candidatura a um só curso é necessário submeter os seguintes documentos digitalizados:
Alunos externos nacionais
- Foto atual;
- Curriculum vitae;
- Certidão de Aproveitamento do curso actual descriminada com as respectivas classificações e ECTS correspondentes;
- Certificado de inscrição, contendo menção a todas as unidades curriculares em que houve inscrição válida;
- Historial de candidatura de acesso ao ensino superior (a solicitar na sua universidade actual);
- Declaração de não prescrição, para o ano letivo a que se candidata (só para alunos do ensino nacional com 3 ou mais inscrições (anos lectivos) no ensino superior);
- Documento de identificação;
- Cartão de contribuinte;
- Comprovativo de pagamento dos emolumentos de candidatura no valor de 140 euros (exceto para estudantes ou ex-estudantes da UTL/UL para os quais o valor será de 50 euros)*.
Adicionalmente, os estudantes estrangeiros devem entregar os seguintes documentos:
- Documento que comprove a habilitação de acesso ao ensino superior (ENEM para candidatos brasileiros);
- Documento que comprove a conclusão do ensino secundário português (12º ano) ou equivalente no seu país de origem (Histórico escolar do ensino médio);
- Certificado de aproveitamento, com classificações descriminadas (histórico escolar do curso actual)
- Documento que especifique a escala das classificações académicas;
- Declaração, sob compromisso de honra, de que não tem nacionalidade portuguesa nem a de um país membro da UE e reúne as condições para usufruir da condição de Estudante Internacional.
- Fotocópia do passaporte
Os documentos académicos devem ser visados pelo serviço consular português ou apresentado com a aposição da Apostila de Haia pela autoridade competente do Estado de onde é originário o documento. Os documentos devem ser fornecidos em Português ou Inglês ou Espanhol ou Francês. No caso de o original dos documentos não estar numa destas línguas deve ser entregue uma tradução para Inglês ou Português, sendo a tradução validada pelo serviço consular ou embaixada.
*O não pagamento do emolumento de candidatura ou a não apresentação dos documentos solicitados é motivo para exclusão da candidatura.
Alunos do Técnico
- Foto atual;
- Curriculum vitae;
- Impressão das notas nas disciplinas concluídas do curso atual*
- Documento de identificação;
- Cartão de contribuinte;
- Historial de candidatura de acesso ao ensino superior ou Ficha ENES de ingresso no curso actual;
- Comprovativo de pagamento dos emolumentos de candidatura no valor de 50 euros**.
* Poderá consultar através da opção Consultar Currículo no portal Estudante do sistema FénixEdu.
**O não pagamento do emolumento de candidatura ou a não apresentação dos documentos solicitados é motivo para exclusão da candidatura.
Emolumentos de candidatura
- Após a submissão do processo de candidatura será gerada uma referência multibanco para efetuar a transferência.
- Utilize essa referência para efetuar o pagamento.
- O montante são 140 euros (exceto para estudantes ou ex-estudantes da UTL/UL para os quais o valor será de 50 euros).
Informação adicional
De acordo com a Portaria nº 181-D/2015 de 19 de junho, alterada pela Portaria nº 305/2016 de 6 de dezembro e com o Regulamento de ingresso no 1ºCiclo do IST, Regulamento nº465/2017.
Consulta da nota do último ingressado por curso (CNAES/ 2017)