Mudança de Par Instituição/Curso

O regime de ingresso por mudança de par instituição/curso, regulamentado pela Portaria nº 181-D/2015 de 19 de junho, que substitui os antigos regimes de ingresso por mudança de curso e transferências, destina-se aos estudantes do 1.º ciclo que pretendam inscrever-se num 1.ºciclo de um curso de licenciatura ou de mestrado integrado diferente daquele em que praticaram a última inscrição ou que pretendam inscrever-se no mesmo curso mas numa instituição diferente daquela em que praticaram a última inscrição, tendo havido ou não interrupção de inscrição no Ensino Superior.

Este regime aplica-se ainda ao caso dos estudantes que tenham frequentado, mas não concluído, o 1.º ciclo de um curso no Ensino Superior estrangeiro. Para mais informações contacte o Admissions Office.

Candidaturas

Propinas

Estudantes nacionais: Para o ano letivo de 2021-2022 a propina para os cursos de 1.º ciclo (licenciatura ou mestrado integrado) foi fixada em 697,00 euros*. Estudantes internacionais: Se o candidato for um cidadão fora da UE, o valor da propina anual que se aplica a licenciaturas, mestrados integrados e mestrados é de 7000 euros.
* Valor indicativo

Critérios de seleção

Candidatura a um só curso

Prazos

5 a 23 de julho de 2021 Apresentação de candidaturas
6 de setembro de 2021 Afixação dos editais provisórios
6 a 8 de setembro de 2021 Reclamação sobre as colocações
15 de setembro de 2020 Afixação dos editais definitivos
15 a 24 de setembro de 2021 Matrícula e inscrições

Documentos necessários

Para completar o processo de candidatura a um só curso é necessário submeter os seguintes documentos digitalizados:

Alunos externos nacionais

• Foto atual;
  • Curriculum vitae;
  • Certidão de Aproveitamento do curso actual descriminada com as respectivas classificações e ECTS correspondentes;
  • Certificado de inscrição, contendo menção a todas as unidades curriculares em que houve inscrição válida;
  • Ficha ENES;
  • Declaração de não prescrição, para o ano letivo a que se candidata (só para alunos do ensino nacional com 3 ou mais inscrições (anos lectivos) no ensino superior);
  • Exibição de documento de identificação (passaporte, cartão de cidadão estrangeiro ou outro adequado), ou, quando autorizado pelo candidato, fotocópia simples do documento de identificação;
  • Comprovativo de pagamento dos emolumentos de candidatura no valor de 100 euros (exceto para estudantes ou ex-estudantes da Universidade de Lisboa para os quais o valor será de 50 euros)*.

Adicionalmente, os estudantes estrangeiros devem entregar os seguintes documentos:

• Documento que comprove a habilitação de acesso ao ensino superior (ENEM para candidatos brasileiros);
  • Documento que comprove a conclusão do ensino secundário português (12º ano) ou equivalente no seu país de origem (Histórico escolar do ensino médio);
  • Certificado de aproveitamento, com classificações descriminadas (histórico escolar do curso actual)
  • Documento que especifique a escala das classificações académicas;
  • Declaração, sob compromisso de honra, de que não tem nacionalidade portuguesa nem a de um país membro da UE e reúne as condições para usufruir da condição de Estudante Internacional.
  • Exibição de documento de identificação (passaporte, cartão de cidadão estrangeiro ou outro adequado), ou, quando autorizado pelo candidato, fotocópia simples do documento de identificação.

Os documentos académicos devem ser visados pelo serviço consular português ou apresentado com a aposição da Apostila de Haia pela autoridade competente do Estado de onde é originário o documento. Os documentos devem ser fornecidos em Português ou Inglês ou Espanhol ou Francês. No caso de o original dos documentos não estar numa destas línguas deve ser entregue uma tradução para Inglês ou Português, sendo a tradução validada pelo serviço consular ou embaixada.

Alunos do Técnico

• Foto atual;
  • Curriculum vitae;
  • Ficha ENES;
  • Comprovativo de pagamento dos emolumentos de candidatura no valor de 50 euros*.

*O não pagamento do emolumento de candidatura ou a não apresentação dos documentos solicitados é motivo para exclusão da candidatura.

Número de vagas 2021-2022

1 – Número de vagas a confirmar
* – Vagas provisórias

Emolumentos de candidatura

• Após a submissão do processo de candidatura será gerada uma referência multibanco para efetuar a transferência.
  • Utilize essa referência para efetuar o pagamento.
  • O montante são 100 euros (exceto para estudantes ou ex-estudantes da Universidade de Lisboa para os quais o valor será de 50 euros).