Mudança de Par Instituição/Curso

O regime de ingresso por mudança de par instituição/curso, regulamentado pela Portaria nº 181-D/2015 de 19 de junho, que substitui os antigos regimes de ingresso por mudança de curso e transferências, destina-se aos estudantes do 1.º ciclo que pretendam inscrever-se num 1.ºciclo de um curso de licenciatura ou de mestrado integrado diferente daquele em que praticaram a última inscrição ou que pretendam inscrever-se no mesmo curso mas numa instituição diferente daquela em que praticaram a última inscrição, tendo havido ou não interrupção de inscrição no Ensino Superior.

Este regime aplica-se ainda ao caso dos estudantes que tenham frequentado, mas não concluído, o 1.º ciclo de um curso no Ensino Superior estrangeiro. Para mais informações contacte a Área de Graduação.

Candidaturas

Engenharia Mecânica (MEMec) 20 Alameda
Engenharia Química (MEQ) 10 Alameda

Propinas

Estudantes nacionais: Para o ano letivo de 2018-2019 a propina para os cursos de 1.º ciclo (licenciatura ou mestrado integrado) foi fixada em 1063,47 euros. Estudantes internacionais: Se o candidato for um cidadão fora da UE, o valor da propina anual que se aplica a licenciaturas, mestrados integrados e mestrados é de 7000 euros.

Critérios de seleção

Candidatura a um só curso

Prazos

30 de julho a 15 de agosto de 2018 Apresentação de candidaturas
7 de setembro de 2018 Afixação dos editais de colocação
10 a 14 de setembro de 2018 Matrícula e inscrição
7 a 14 de setembro de 2018 Reclamação sobre as colocações
24 de setembro de 2018 Decisão sobre as reclamações
24 a 28 de setembro de 2018 Matrícula para reclamações atendidas

Documentos necessários

Para completar o processo de candidatura a um só curso é necessário submeter os seguintes documentos digitalizados:

Alunos externos nacionais

• Foto atual;
  • Curriculum vitae;
  • Certidão de Aproveitamento do curso actual descriminada com as respectivas classificações e ECTS correspondentes;
  • Certificado de inscrição, contendo menção a todas as unidades curriculares em que houve inscrição válida;
  • Historial de candidatura de acesso ao ensino superior (a solicitar na sua universidade actual);
  • Declaração de não prescrição, para o ano letivo a que se candidata (só para alunos do ensino nacional com 3 ou mais inscrições (anos lectivos) no ensino superior);
  • Documento de identificação;
  • Cartão de contribuinte;
  • Comprovativo de pagamento dos emolumentos de candidatura no valor de 140 euros (exceto para estudantes ou ex-estudantes da UTL/UL para os quais o valor será de 50 euros)*.

Adicionalmente, os estudantes estrangeiros devem entregar os seguintes documentos:

• Documento que comprove a habilitação de acesso ao ensino superior (ENEM para candidatos brasileiros);
  • Documento que comprove a conclusão do ensino secundário português (12º ano) ou equivalente no seu país de origem (Histórico escolar do ensino médio);
  • Certificado de aproveitamento, com classificações descriminadas (histórico escolar do curso actual)
  • Documento que especifique a escala das classificações académicas;
  • Declaração, sob compromisso de honra, de que não tem nacionalidade portuguesa nem a de um país membro da UE e reúne as condições para usufruir da condição de Estudante Internacional.
  • Fotocópia do passaporte

Os documentos académicos devem ser visados pelo serviço consular português ou apresentado com a aposição da Apostila de Haia pela autoridade competente do Estado de onde é originário o documento. Os documentos devem ser fornecidos em Português ou Inglês ou Espanhol ou Francês. No caso de o original dos documentos não estar numa destas línguas deve ser entregue uma tradução para Inglês ou Português, sendo a tradução validada pelo serviço consular ou embaixada.

Alunos do Técnico

• Foto atual;
  • Curriculum vitae;
  • Impressão das notas nas disciplinas concluídas do curso atual*
  • Documento de identificação;
  • Cartão de contribuinte;
  • Historial de candidatura de acesso ao ensino superior ou Ficha ENES de ingresso no curso actual;
  • Comprovativo de pagamento dos emolumentos de candidatura no valor de 50 euros**.

* Poderá consultar através da opção Consultar Currículo no portal Estudante do sistema FénixEdu.

**O não pagamento do emolumento de candidatura ou a não apresentação dos documentos solicitados é motivo para exclusão da candidatura.

Emolumentos de candidatura

• Após a submissão do processo de candidatura será gerada uma referência multibanco para efetuar a transferência.
  • Utilize essa referência para efetuar o pagamento.
  • O montante são 140 euros (exceto para estudantes ou ex-estudantes da UTL/UL para os quais o valor será de 50 euros).

Informação adicional

De acordo com a Portaria nº 181-D/2015 de 19 de junho, alterada pela Portaria nº 305/2016 de 6 de dezembro e com o Regulamento de ingresso no 1ºCiclo do IST, Regulamento nº465/2017.

Consulta da nota do último ingressado por curso (CNAES/ 2017)