Mudança de Par Instituição/Curso

O regime de ingresso por mudança de par instituição/curso, regulamentado pela Portaria nº 181-D/2015 de 19 de junho, que substitui os antigos regimes de ingresso por mudança de curso e transferências, destina-se aos estudantes do 1.º ciclo que pretendam inscrever-se num 1.ºciclo de um curso de licenciatura ou de mestrado integrado diferente daquele em que praticaram a última inscrição ou que pretendam inscrever-se no mesmo curso mas numa instituição diferente daquela em que praticaram a última inscrição, tendo havido ou não interrupção de inscrição no Ensino Superior.

Este regime aplica-se ainda ao caso dos estudantes que tenham frequentado, mas não concluído, o 1.º ciclo de um curso no Ensino Superior estrangeiro. Para mais informações contacte a Área de Graduação.

Candidaturas

Engenharia Mecânica (MEMec) 20 Alameda
Engenharia Química (MEQ) 10 Alameda

Propinas

Estudantes nacionais: Para o ano letivo de 2017-2018 a propina para os cursos de 1.º ciclo (licenciatura ou mestrado integrado) foi fixada em 1063,47 euros. Estudantes internacionais: Se o candidato for um cidadão fora da UE, o valor da propina anual que se aplica a licenciaturas, mestrados integrados e mestrados é de 7000 euros.

Critérios de seleção

Por não ter havido oportunidade de, em tempo útil, adaptar o Regulamento de ingresso no primeiro ciclo do Técnico, Despacho nº 5159/2011, de 19 de março, a admissão e seriação dos candidatos a mudanças de par instituição/curso serão feitas conjugando o Despacho 192/CG/2015, que estabelece os requisitos de admissão, com o referido Regulamento de ingresso no primeiro ciclo do Técnico, que estabelece os critérios de seriação e as normas de candidatura.

Prazos

12 de Julho a 12 de Agosto de 2017 Apresentação de candidaturas
4 de Setembro de 2017 Afixação de editais
4 a 8 de Setembro de 2017 Matrícula e inscrição
4 a 8 de Setembro de 2017 Reclamação sobre as colocações
25 de Setembro de 2017 Decisão sobre as reclamações
25 a 29 de Setembro de 2017 Matrícula para reclamações atendidas

Documentos necessários

Para completar o processo de candidatura é necessário submeter os seguintes documentos digitalizados:

Alunos externos

• Foto atual;
  • Curriculum vitae;
  • Certificados de habilitações discriminado com média;
  • Certificado de inscrição, contendo menção a todas as unidades curriculares em que houve inscrição válida;
  • Historial de candidatura de acesso ao ensino superior;
  • Declaração de não prescrição, para o ano letivo a que se candidata;
  • Documento de identificação;
  • Cartão de contribuinte;
  • Comprovativo de pagamento dos emolumentos de candidatura no valor de 140 euros (exceto para estudantes ou ex-estudantes da UTL/UL para os quais o valor será de 50 euros).

Alunos do Técnico

• Foto atual;
  • Curriculum vitae;
  • Impressão das notas nas disciplinas concluídas do curso atual*
  • Documento de identificação;
  • Cartão de contribuinte;
  • Comprovativo de pagamento dos emolumentos de candidatura no valor de 50 euros.
  • Historial de candidatura de acesso ao ensino superior

* Poderá consultar através da opção Consultar Currículo no portal Estudante do sistema FénixEdu.

Emolumentos de candidatura

• Após a submissão do processo de candidatura será gerada uma referência multibanco para efetuar a transferência.
  • Utilize essa referência para efetuar o pagamento.
  • O montante são 140 euros (exceto para estudantes ou ex-estudantes da UTL/UL para os quais o valor será de 50 euros).