Candidatar a Licenciatura sendo Titular de Curso Médio ou Superior

Ao concurso especial de acesso destinado a titulares de cursos médios e superiores podem candidatar-se os titulares de um curso superior, médio ou pós-secundário, nomeadamente mestrado, licenciatura e bacharelato, titulares de um diploma de especialização tecnológica e titulares de um diploma de técnico superior profissional (Decreto-Lei 113/2014, de 16 de julho). Para mais informações contacte o Admissions Office. (Atenção: Não foram fixadas vagas para titulares de um diploma de especialização tecnológica e titulares de um diploma de técnico superior profissional.)

Submeter Candidatura

Prazos

Apresentação de candidaturas 8 a 18 de maio de 2023
Publicação dos resultados provisórios 16 de junho de 2023
Reclamação sobre as colocações 16  a 19 de junho de 2023
Publicação dos resultados definitivos 30 de junho de 2023
Matrículas 4 a 8 de setembro de 2023

Critérios de seleção

Os candidatos serão seleccionados pela coordenação do curso para o qual se candidataram de acordo com os seguintes critérios:

• Semelhança entre o curso que possui e curso ao qual se pretende candidatar
  • Tipo de grau que possui
  • Nota final do curso

Titulares de diploma de especialização tecnológica ou titulares de diploma de técnico superior profissional, que cumulativamente sejam titulares das provas de ingresso exigidas – necessitam realizar os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso exigidas para o ingresso no ciclo de estudos em causa através do regime geral de acesso e ingresso regulado pelo Decreto-Lei n.º 296-A/98, de 25 de Setembro; e obter nesses exames uma classificação não inferior à classificação mínima fixada pela instituição de ensino superior nos termos do artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 296-A/98. Titulares de outros cursos superiores – grau de bacharel, licenciado, mestre ou doutor.

Emolumentos de candidatura

Cada candidatura está sujeita ao pagamento de um emolumento (uma taxa) de 100€ que não é devolvido após a seriação dos candidatos.

• Após a submissão da candidatura é gerada uma referência multibanco para efetuar o pagamento.
  • O pagamento deverá ser efetuado até 3 dias úteis após a submissão e lacragem  da candidatura.
  • O valor do emolumento de candidatura não é reembolsável.

Documentos necessários

Para completar o processo de candidatura é necessário submeter os seguintes documentos digitalizados:

• Foto atual
  • Curriculum vitae
  • Certificados de habilitações discriminado com média
  • Certificado final de curso ou equivalente
  • Documento de identificação
  • Cartão de contribuinte
  • Comprovativo de pagamento dos emolumentos de candidatura no valor de 100 euros
  • Historial de candidatura de acesso ao ensino superior

• Foto atual

* – Vagas provisórias

Mais informações:

Propinas

Estudantes Nacionais/União Europeia: Para o ano letivo de 2022/23 a propina para os cursos de 1.º ciclo (licenciatura ou mestrado integrado) foi fixada em 697,00 euros.

Estudantes Internacionais: Se o candidato for um cidadão fora da UE, o valor da propina anual que se aplica a licenciaturas, mestrados integrados e mestrados é de 7000 euros.

Valores de Propinas

Dia Aberto

No Dia Aberto do Técnico, é possível conhecer as áreas científicas, os cursos e as instalações, num dia com uma vasta programação de atividades que envolvem toda a comunidade da Escola.

Dia Aberto

Falar connosco

O Gabinete de Admissões está disponível para esclarecer questões sobre a submissão da candidatura, documentos ou pagamentos.

Apoio na Candidatura

Para descobrir mais sobre os cursos e a vivência académica, é possível marcar uma visita ou uma conversa online com estudantes.

Agendar uma Visita

Matrículas

Depois da colocação, os primeiros passos de cada estudante são matricular-se no Técnico e participar nas atividades de acolhimento.

Primeiros Passos