Titular de Curso Médio e Superior

Ao concurso especial de acesso destinado a titulares de cursos médios e superiores podem candidatar-se os titulares de um curso superior, médio ou pós-secundário, nomeadamente mestrado, licenciatura e bacharelato, titulares de um diploma de especialização tecnológica e titulares de um diploma de técnico superior profissional (Decreto-Lei 113/2014, de 16 de julho). Para mais informações contacte a Área de Graduação.

Candidaturas

Engenharia Mecânica (MEMec) 5 Alameda
Engenharia Química (MEQ) 1 Alameda

Propinas

Estudantes nacionais: Para o ano letivo de 2017-2018 a propina para os cursos de 1.º ciclo (licenciatura ou mestrado integrado) foi fixada em 1063,47 euros.
Estudantes internacionais: Se o candidato for um cidadão fora da UE, o valor da propina anual que se aplica a licenciaturas, mestrados integrados e mestrados é de 7000 euros.

Critérios de seleção

Os candidatos serão seleccionados pela coordenação do curso para o qual se candidataram de acordo com os seguintes critérios:

• Semelhança entre o curso que possui e curso ao qual se pretende candidatar
  • Tipo de grau que possui
  • Nota final do curso

Critérios de seleção

Titulares de diploma de especialização tecnológica ou titulares de diploma de técnico superior profissional, que cumulativamente sejam titulares das provas de ingresso exigidas – necessitam realizar os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso exigidas para o ingresso no ciclo de estudos em causa através do regime geral de acesso e ingresso regulado pelo Decreto-Lei n.º 296-A/98, de 25 de Setembro; e obter nesses exames uma classificação não inferior à classificação mínima fixada pela instituição de ensino superior nos termos do artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 296-A/98.

Titulares de outros cursos superiores – grau de bacharel, licenciado, mestre ou doutor.

Prazos

12 de julho a 12 de agosto de 2017 Apresentação de candidaturas
4 de setembro de 2017 Afixação dos editais de colocação
4 a 8 de setembro de 2017 Matrícula e inscrição
4 a 8 de setembro de 2017 Reclamação sobre as colocações
25 de setembro de 2017 Decisão sobre as reclamações
25 a 29 de setembro de 2017 Matrícula para reclamações atendidas

Documentos necessários

Para completar o processo de candidatura é necessário submeter os seguintes documentos digitalizados:

• Foto atual
  • Curriculum vitae
  • Certificados de habilitações discriminado com média
  • Certificado final de curso ou equivalente
  • Documento de identificação
  • Cartão de contribuinte
  • Comprovativo de pagamento dos emolumentos de candidatura no valor de 140 euros (exceto para estudantes ou ex-estudantes da UTL/UL para os quais o valor será de 50 euros).
  • Historial de candidatura de acesso ao ensino superior

• Foto atual
  • Curriculum vitae
  • Certificados de habilitações discriminado com média
  • Documento de identificação
  • Cartão de contribuinte

Emolumentos de candidatura

• Após a submissão do processo de candidatura será gerado uma referência multibanco para efetuar a transferência.
  • Utilize essa referência para efetuar o pagamento.
  • O montante são 140 euros (exceto para estudantes ou ex-estudantes da UTL/UL para os quais o valor será de 50 euros).