110 Histórias, 110 Objetos – A máquina perfuradora de cartões

No Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede Público.

Episódio de hoje, 13 de maio: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – A máquina perfuradora de cartões.

A imagem de estudantes do Técnico a ler nas escadarias do Pavilhão Central marcou a instituição durante os anos 80. Mas mais do que uma paixão pela literatura, demonstrava a espera pelos relatórios dos seus trabalhos de programação informática. O processo era analógico, através de cartões que eram perfurados para depois poderem ser lidos pelo computador IBM 360. Podia demorar horas, ou dias caso fossem encontrados erros, e todos os alunos do 1.º ano do Técnico passavam por isso. É o oposto da programação em tempo real que se faz hoje em dia, mas nem tudo era uma desvantagem. Era crucial pensar melhor antes de programar e pode ser importante fazer outras coisas [como ler e ir ao cinema] durante o período de programação. “Enquanto o fazemos, o cérebro continua a programar”.

“A máquina perfuradora de cartões” no 46.º episódio do podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

110 anos de história e de histórias… para ouvir todas as semanas.

Ouvir episódio: bit.ly/3kUXAm5 | 110.tecnico.ulisboa.pt
Ouvir e Subscrever podcast: spoti.fi/2RHvFeJ | apple.co/3hHdxvB