110 Histórias, 110 Objetos – O cartaz “De que são feitas as coisas?”

No Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede Público.

Episódio de hoje, 9 de março de 2023: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – O cartaz “De que são feitas as coisas?”

A exposição “De que são feitas as coisas?” colocou, em 1981, o Técnico no radar da investigação internacional da física de partículas. Aproveitando a presença de centenas de físicos numa conferência internacional, marcou também uma das primeiras ações de grande impacto na divulgação de ciência com o cunho de José Mariano Gago. O cartaz “De que são feitas as coisas?” testemunha as raízes de uma filosofia que viria a transformar profundamente o panorama da investigação e da cultura científica em Portugal. Mariano Gago – que muito antes de ser Ministro foi estudante do Técnico; presidente da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico e professor catedrático da Escola – começava a apontar o caminho que, entre muitos outros feitos, viria a dar origem ao nascimento do LIP (1986) e do Ciência Viva (1995).

A história do cartaz “De que são feitas as coisas?”, no 85.º episódio do podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

111 anos de História e de estórias… para ouvir todas as semanas.

Ouvir episódio | Site oficial
Ouvir e Subscrever podcast: Spotify | Apple