110 Histórias, 110 Objetos – O primeiro circuito integrado português

No Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede Público.

Episódio de hoje, 7 de outubro 2022: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – “O primeiro circuito integrado português”.

Hoje estão em todo o lado e são cruciais para o funcionamento dos vários equipamentos do nosso dia-a-dia, como um despertador, uma máquina de café ou um esquentador, mas até 1982 não havia ainda um único circuito integrado totalmente feito em Portugal. O primeiro foi pensado e criado no Técnico, à boleia de um projeto internacional que permitiu aos investigadores portugueses inscrever os seus nomes na história (e em escala micrométrica). Abria-se uma nova era em Portugal que coincidiu com abertura do conhecimento da indústria para a academia.

A história do primeiro circuito integrado português no podcast “110 Histórias, 110 Objetos”.

111 anos de História e de estórias… para ouvir todas as semanas.

• Ouvir episódio: https://bit.ly/3SYxxti  —  110.tecnico.ulisboa.pt

•  Ouvir e Subscrever podcast: spoti.fi/2RHvFeJ  —  apple.co/3hHdxvB