110 Histórias, 110 Objetos – Portugal, o Hidroplanador

No Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede Público.

Episódio de hoje, 10 de junho 2022: 110 histórias | 110 objetos do Técnico –Portugal, o Hidroplanador”.

Construído por Artur Varela Cid, na altura estudante do Técnico, o “Portugal” elevou-se até aos 140 metros de altitude no seu voo de estreia, em 1934. Junto à Doca do Bom Sucesso, na Torre de Belém, em Lisboa, tornava-se no terceiro hidroplanador a voar em todo o mundo, numa altura em que o conhecimento da aeronáutica se desenvolvia a grande ritmo. Voou uma segunda e última vez na Póvoa de Santa Iria e a partir daí entrou em repouso, mas também para a história da engenharia e da aeronáutica portuguesa. Deu um contributo inestimável para o conhecimento das componentes aerodinâmicas de voo e apresentava-se também como uma boa ferramenta de instrução para os aviadores. Está, desde 2016, exposto no Museu do Ar, em Alverca, rodeado de aviões com motor.

A história de “Portugal, o Hidroplanador” no 50.º episódio do do podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

111 anos de História e de estórias… para ouvir todas as semanas.

Ouvir episódio: bit.ly/396HQdt   | 110.tecnico.ulisboa.pt
Ouvir e Subscrever podcast: spoti.fi/2RHvFeJ | apple.co/3hHdxvB