“Gago Conference on European Science Policy”
13 de junho 2022 | Evento híbrido com transmissão on-line
Inscrições.
Representação Permanente da França na União Europeia, Bruxelas | Online
A quarta “Gago Conference on European Science Policy” decorrerá no próximo dia 13 de junho, entre as 9h e as 16h, em Bruxelas, e é dedicada ao tema “Europe supporting young researchers in times of uncertainty”.
Os tempos de incerteza em que vivemos tiveram um impacto terrível nas sociedades de todo o mundo, colocando em primeiro plano as dificuldades sentidas pelos jovens cientistas. A recente crise pandémica afetou profundamente o funcionamento das instituições de investigação e desencorajou muitos estudantes de doutoramento e pós-doutoramento.
A Initiative for Science in Europe (ISE) propôs este tema para a 4.ª edição da “Gago Conference on European”, que coorganiza com a Agência Nacional Para a Cultura Científica e Tecnológica (Ciência Viva), sob a coordenação do professor Manuel Heitor, e apresentará uma avaliação da situação na Europa, incluindo:
- Uma apresentação dos resultados de um estudo preliminar do impacto da crise pandémica em uma seleção de estados membros e instituições;
- Alguns testemunhos pessoais de investigadores em início de carreira;
- Um levantamento das ações de mitigação em curso pela Comissão, governos nacionais e organizações executoras de investigação.
A conferência irá debater um plano de ação para mitigar o impacto da pandemia na próxima geração de investigadores no contexto da estratégia da UE para fomentar as carreiras de investigação e conduzir a um apelo à ação a nível europeu.
As Conferências Gago sobre Política Científica Europeia proporcionam, desde 2018, um fórum internacional para debate sobre questões emergentes da política de investigação e inovação na Europa. A Ciência Viva, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior português, organiza estas conferências para celebrar o legado de José Mariano Gago na apropriação da ciência pelos cidadãos. José Mariano Gago foi o fundador da Ciência Viva e o primeiro presidente do ISE.