Exposição “Movimento Estudantil no Técnico, 1967-1974”

Técnico - Campus Alameda

Será inaugurada no dia 8 de novembro, pelas 17h, a Exposição “Movimento Estudantil no Técnico, 1967-1974”. Ao que se seguirá, pelas 18h, um debate, no Salão Nobre, sob o tema “A propaganda e a imprensa estudantil”, com a moderação de Fernando Valdez tendo como oradores: José Pires Brazão, Nuno Gonçalves Henriques.

O movimento estudantil no IST foi um dos mais importantes movimentos de mobilização dos estudantes e de luta política nos anos finais do regime ditatorial. As greves, lutas e ações foram orientadas contra o regime da altura em prol da população, conduzidas pela AEIST e pelos estudantes do Técnico em conjunto com estudantes de outras escolas.

Esta força conjunta permitiu ligar os estudantes à população, que, em conjunto com as ações e manifestações dos estudantes diretas contra o regime, foram um marco importante na história do associativismo em Portugal. A realidade sentida no apoio direto às populações foi fulcral para que os estudantes percebessem a realidade em que viviam as pessoas fora de Lisboa, levando a que estes tornassem ainda mais ativos na defesa dos mais desfavorecidos.

O principal objetivo do trabalho desenvolvido é preservar e divulgar a história do movimento estudantil através dos que dela fizeram parte, para a levar aos que hoje beneficiam das suas conquistas.

Como forma de assinalar este importante momento da história, a AEIST uniu-se ao Instituto Superior Técnico e à Ephemera para realizar este projeto que contou com a imprescindível colaboração de antigos dirigentes, estudantes e docentes, de toda a Academia, de forma a elaborar um programa alusivo à temática no qual culmina esta Exposição, que estará patente no átrio do Pavilhão Central, entre 8 de novembro de 2018 e 18 de janeiro de 2019.