Lançamento do livro “António Gouvêa Portela, o Legado”

Técnico - Campus Alameda

A IST Press, editora universitária do Instituto Superior Técnico, organiza no dia 23 de maio, dia do Técnico, o lançamento do livro António Gouvêa Portela, o Legado, de Luís Braga Campos (editor).

O Professor António Gouvêa Portela dedicou-se a, pelo menos, cinco temáticas diferentes durante a sua carreira como docente no Instituto Superior Técnico: mecânica, termodinâmica, automação e controlo, investigação operacional e inteligência artificial. Após a jubilação, dedicou-se a um sexto tema, a complexidade. Em paralelo com a atividade académica, liderou o planeamento estratégico do grupo CUF, na altura uma das 100 maiores empresas mundiais.

A sua influência foi maior do que testemunham a sua impressionante nota biográfica e os seus duzentos e oito trabalhos e publicações (dos quais nove são reproduzidos integralmente neste livro e muitos outros são disponibilizados na internet na página www.agportela.com). A sua mais nobre missão foi a de formar outros, legando-lhes a sua área de trabalho, enquanto ele mudava para uma nova, antevendo o futuro, sempre adiante da prática corrente contemporânea.

A totalidade dos autores deste livro representa apenas uma parte daqueles cuja atividade profissional impulsionou de forma decisiva, tornando-o no ‘pai’ da engenharia mecânica com base científica atualmente lecionada no IST.

Este livro é, assim, um testemunho de gratidão e a justa e merecida homenagem póstuma, que não seria aceite em vida, fiel ao seu lema, nunca enunciado, mas sempre praticado, de ajudar sem se evidenciar.

Hora | 18H:30
Local | Sala de Reuniões, Pavilhão Central