MOOC FOSTWOM Erasmus+ “Fostering women’s participation to STEM through MOOCs”

POK (Polimi Open Knowledge platform)

Este curso online visa sensibilizar para a importância da igualdade de género nas áreas STEM e apresenta uma ferramenta para a criação de MOOCs equilibrados em termos de género.

O projeto FOSTWOM (Encorajando Mulheres para cursos MOOC em STEM), uma parceria entre o Técnico (ULisboa), a Universitat Politècnica de València (UPV), o Conservatoire National Des Arts et Métiers (CNAM), o METID Politecnico di Milano (METID), a KTH Royal Institute of Technology (KTH), o Colégio Amor de Deus (CAD) e o I.I.S Benedetto Castelli (I.I.S.Castelli), financiado pelo programa Erasmus+, apresenta o MOOC “Fostering women’s participation to STEM through MOOCs”.

Descrição do curso

• Este curso online visa sensibilizar para a importância da igualdade de género nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e apresenta uma ferramenta para a criação de MOOC (Curso aberto online) equilibrados em termos de género. Os estereótipos de género e a sub-representação das mulheres nas áreas STEM afetam a forma como as raparigas e as mulheres jovens se vêm a si próprias e é uma das razões da sua presença diminuta nestas mesmas áreas.
• Admitindo que conteúdos educacionais equilibrados em termos de género podem fazer parte da solução, neste MOOC, através de testemunhos de professores, instructional designers, designers gráficos, estudantes e pessoas que trabalham para um ambiente mais equilibrado em termos de género nas áreas STEM, iremos aprender como construir um ambiente mais inclusivo.
• Neste curso apresentamos um kit de ferramentas criado no âmbito do projeto FOSTWOM Erasmus+ para o desenvolver de acordo com uma perspetiva inclusiva, com particular foco em: conteúdo e narração de histórias a utilizar, linguagem consciente de género, utilização de imagens e materiais visuais conscientes de género. O objetivo é oferecer uma ferramenta prática a todas as pessoas dispostas a criar conteúdos educativos numa perspetiva inclusiva e equilibrada em termos de género.
• Este MOOC vai ser lançado na plataforma POK (Polimi Open Knowledge), Politecnico di Milano.

• Gestores de cursos MOOC e membros da comunidade educacional,
• Funcionários, técnicos de instituições de ensino superior envolvidos na produção de MOOC,
• Docentes em geral, interessados em questões de igualdade de género.

• Início: 25 de outubro de 2021.
• Fim: 13 de fevereiro de 2022.

Inscrições e mais detalhes.