Projeto ORBITAL organiza World Café no Técnico: “The Patient as the Teacher”

Técnico - Campus Alameda

É um(uma) paciente que tem alguma doença ocular crónica? Ou é cuidador(a) deste tipo de pacientes? Trabalha na área dedicada ao desenvolvimento de novas terapias para o tratamento de doenças dos olhos, como a degenerescência macular relacionada com a idade, o glaucoma ou a retinopatia diabética?

A sua participação neste World Café será bem-vinda. Inscreva-se.

No dia 26 de março de 2022, sábado, das 9h30 às 12h30, irá realizar-se no Campus Alameda um encontro do projeto europeu ORBITAL (Ocular Research By Integrated Training and Learning) que junta pacientes, cuidadores, clínicos, pessoas ligadas à indústria, e investigadores, intitulado “The Patient as the Teacher”.

O projeto é integrado por um consórcio multidisciplinar, que junta o Técnico, o Instituto da Retina e Diabetes Ocular de Lisboa, a Fighting Blindness (USA), e o Waterford Institute of Technology (Irlanda), e tem o apoio da World Café Community Foundation (Canadá). O seu objetivo é formar investigadores, doutorados, focados em melhorar a vida de pacientes com uma doença ocular crónica (p.e. degenerescência macular relacionada à idade, glaucoma ou retinopatia diabética).

Convite à participação.  | Registo no evento necessário.

Está convidada a Senhora Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, dra. Ana Sofia Antunes, bem como associações de doentes. Está confirmada a participação de pessoas com deficiência visual (cegas ou com baixa visão).

Os encontros promovidos pelo projeto são ao estilo World Café que, num ambiente informal e descontraído, favorecem o diálogo e envolvimento dos participantes, em conversas de pequenos grupos, que se reorganizam aprox. de vinte em vinte minutos durante a sua duração. Esta técnica promove diferentes momentos de aprendizagem, em particular pela equipa do projeto que se deste modo contacta diretamente com pacientes portadores de patologias do foro ocular e outros interlocutores, e de partilha de experiências significativas.

Local: Pavilhão Central, 1.º andar – Salão Nobre.

Mais informações.