Ciência e Tecnologia

99 Cientistas do Técnico entre os melhores do mundo de acordo com estudo de Stanford

Um estudo que a Universidade de Stanford divulgou, no final de 2020, coloca quase uma centena de investigadores do Técnico entre os cientistas mais influentes do mundo, em várias áreas.

Noventa e nove investigadores do Instituto Superior Técnico integram as listas dos cientistas mais citados a nível mundial, inserindo-se no top 2% das respetivas áreas numa avaliação realizada pela Universidade de Stanford (Estados Unidos da América). A seleção é apresentada no artigo intitulado “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators”, sobre autores e citações, publicado na revista Public Library of Science Biology (PLOS Biology).

O artigo, divulgado no final do ano de 2020, baseia-se em métricas de citação padronizadas mais precisas, com o propósito de combater os abusos de autocitação. O número de citações permite avaliar o impacto e influência consolidada de um determinado cientista ou instituição no progresso do conhecimento científico. A seleção deriva de uma análise exaustiva de dados de investigação desde meados da década de 90 do século passado até 2019.

O trabalho identificou os investigadores de topo em várias disciplinas a nível mundial, incluindo 160,000 investigadores de 149 países em 22 áreas científicas e 176 disciplinas. O ranking elaborado por John Ioannidis e sua equipa, teve como suporte a Scopus,  uma conceituada base de dados online de resumos e citações de artigos para jornais/revistas académicos.

O artigo dá origem a duas listas com base em categorias distintas: impacto de ao longo da carreira (com dados atualizados até ao final de 2019) e impacto num único ano, neste caso 2019.

Numa análise pela listagem que se foca no impacto atingido pelos investigadores ao longo da carreira (Tabela-S6-career-2019) encontramos 385 afiliados a instituições portuguesas, sendo que de entre estes 76 são investigadores do Técnico (alguns dos nomes encontram-se associados apenas à Universidade de Lisboa e ou aos Centros de Investigação).  Os cientistas com ligação à nossa escola destacam-se nas mais variadas disciplinas, desde Engenharia Civil, Inteligência Artificial e Processamento de Imagem, Física Nuclear, Química Inorgânica e Nuclear, Engenharia Eletrotécnica e Eletrónica, etc.

Na outra lista que se debruça apenas sobre o impacto ao longo do ano de 2019 (Tabela-S7-singleyr-2019) são reconhecidos a maioria dos mesmos nomes, e a estes somam-se mais 23 cientistas com ligação à escola.

A presença nesta listagem dos investigadores mais influentes do mundo é um prestigiante reconhecimento que reflete a elevada qualidade da produção científica e a excelência dos investigadores do Técnico.

Investigadores do Técnico referidos nas listagens

O estudo e as respetivas listas podem ser consultados no site da publicação.