Ciência e Tecnologia

A aquisição sísmica através da experiência do professor Martin Ladrø

O ciclo de conferências IST Distinguished Lecture recebeu mais um conceituado especialista, que partilhou o seu conhecimento na área da geofísica.

O sexto convidado do ciclo de conferências organizadas pelo Instituto Superior Técnico ,  IST Distinguished Lecture,  foi o professor Martin Ladrø, Palestrante Honorário Europeu da SEG (Society of Exploration Geophysicists). A experiência que detêm na área, o percurso profissional e os contributos a nível de investigação, assim como os vários prémios que ganhou, tornaram-no o convidado ideal para esta segunda-feira, 17 de abril, falar sobre a inversão sísmica e a aquisição sísmica marinha.

Na palestra organizada pelo Núcleo de Estudantes (Student’s Chapter) da SEG(Society of Exploration Geophysicists) sediada no Técnico, os participantes tiveram oportunidade de, durante cerca de uma hora,  analisar com o conceituado especialista algumas das melhorias mais significativas registadas a nível da aquisição de dados sísmicos. O investigador  salientou várias vezes a  influência que a rugosidade tem sobre os dados de alta frequência, explicando como produzir baixas frequências pode ser desafiante para a aquisição sísmica marinha.

As potencialidades do desenvolvimento da sísmica em 4D, para o qual o investigador tem contribuído ativamente,  pautaram também a apresentação.  Recorrendo sempre à análise de dados e esquemas, o Professor Martin Ladrø realçou que todas as descobertas levadas a cabo na área “ são apenas o início do caminho e não o fim deste caminho de descobertas”.