Alumnus do Técnico distinguido pela American Geophysical Union

Quando o alumnus do Técnico, o geofísico Bruno Faria recebeu o e-mail da American Geophysical Union (AGU), onde lhe era dada a notícia que o seu nome estava incluído na lista de vencedores deste ano do “Africa Award for Research Excellence in Earth or Ocean Sciences”, achou que poderia claramente ser um vírus qualquer que estava a apoderar-se da sua caixa de correio eletrónico. Passado o ceticismo, foi invadido pela satisfação de ver “reconhecido o trabalho que tenho desenvolvido desde há muito tempo”, confessa o geofísico.

Bruno faria ocupa atualmente o cargo de sub-director do Centro de Geofísica,  incluído numa direção de meteorologia de Cabo Verde. O prémio agora atribuído distingue nomeadamente a aplicação da metodologia desenvolvida durante o doutoramento, que permitiu a previsão da erupção do vulcão do Fogo em novembro de 2014.

O geofísico doutorou-se no Técnico em Engenharia Física Tecnológica, em 2010, e acredita que essa mesma etapa académica é “um dos pilares fundamentais dos trabalhos que tenho desenvolvido”. Apesar de o ter realizado à distância tem a convicção de que a “convivência tida durante as minhas deslocações frequentes a Lisboa, sobretudo com o meu orientador, Prof. Doutor João F. B. Duarte Fonseca -que é também um dos pais deste prémio- foi crucial para o que tenho conseguido fazer”, partilha o alumnus do Técnico.

A AGU reconhece, anualmente, os indivíduos que se destacaram pelas realizações, contribuições e serviços notáveis para a comunidade científica nos campos da Terra ou da ciência do espaço. O grupo de distintos premiados é composto por cientistas, líderes, educadores, mas também profissionais ligados à comunicação. Os prémios serão entregues a 13 de dezembro de 2017, no Encontro de Outono em Nova Orleans.