Ciência e Tecnologia

Artigo de professores do Técnico integra a Europhysics News

O trabalho debruça-se sobre ondas com torção em plasmas magnetizados e está patente na seção de destaques da revista da European Physical Society.

O recente artigo “Twisted waves in a magnetized plasma”,dos professores Tito Mendonça e João Pedro Bizarro, ambos docentes  do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico, integrou a 3ª edição deste ano da Europhysics News, a revista da European Physical Society.

O trabalho dos professores do Técnico integra a seção de destaques da conhecida revista, explorando as propriedades dos feixes de luz torcidos no interior de um plasma magnetizado. Entende-se por ondas torcidas as ondas de luz que transportam o momento angular orbital (MAO), e cuja frente de onda  descreve uma hélice enquanto se propaga. Os investigadores focam-se no caso de uma onda torcida que se propaga em um magnetoplasma, encontrando uma variedade de soluções e proporcionando uma descrição cinética de ondas.

Esta é uma temática que nos últimos anos tem merecido especial atenção dos especialistas, conduzindo à descoberta de uma série de novos e surpreendentes efeitos.