As Políticas Públicas e Iniciativa Privada pautam XIV Fórum da RUITEM

O encontro teve como principal objetivo estreitar caminhos entre a investigação e a vertente prática dos projetos nas comunidades Iberoamericanas.

A 11 e 12 de junho, o Técnico foi palco do  XIV Fórum da RUITEM – Rede Universitária Ibero-americana de Território e Mobilidade, uma iniciativa que junta anualmente  investigadores de Universidades Ibero-americanas e responsáveis de Entidades Públicas e Privadas, propiciando-se o diálogo e a partilha em torno de uma temática atual.

Nesta edição o debate foi articulado em torno do tema “Políticas Públicas e Iniciativa Privada”, e foi sobre o mesmo que o amplo conjunto de oradores se foram debruçando ao longo dos dois dias, temperando as apresentações com diferentes perspetivas e ideias para incrementar a eficiência na ação pública mantendo parcerias interessantes para o setor privado. As temáticas centrais das apresentações passaram por: a promoção Público-Privada como instrumento; os Serviços Gerais: água e resíduos; o Território e desenvolvimento: Mobilidade e reabilitação urbana; e ainda o Turismo sustentável: Planeamento e meio ambiente. Mostrando os diversos recursos existentes, realçando a multiplicidade de oportunidades que resultam da massificação do turismo e sugerindo estratégias de ação, durante dois dias foram muitas as ideias com potencial que foram colocadas em cima da mesa e aguçaram o apetite dos participantes.

Na sessão de encerramento do Fórum foram estas mesmas ideias que foram realçadas pelo painel composto pelos professores Jorge de Brito, presidente CERIS, Modest Batlle, presidente da RUITEM, e Fernando Nunes da Silva, vice-presidente da RUITEM. “É muito importante realçar a iniciativa numa altura em que a pressão urbanística é muito grande”, destacou o professor Jorge Brito. “O facto de haver um encontro onde as universidades e entidades se juntam para partilhar é muito importante”, acrescentava de seguida na sua intervenção. Uma importância realçada pelo professor Modest Batlle na sua intervenção: “Neste encontro geramos ideias e amizades que potenciam a partilha e isso é algo de que nos devemos orgulhar”. Por sua vez, o professor Fernando Nunes da Silva falou sobre o futuro, frisando que “a caminho dos 15 anos de existência, este grupo de debate pode e deve estar confiante no sucesso do trabalho que faz, das ideias que lança e que por isso a confiança neste caminho e no prolongamento do mesmo por muitos anos é imensa”, rematou. A próxima edição do evento terá lugar no Panamá.