Ciência e Tecnologia

Best Paper na área de Engenharia de Software atribuído a investigadores do INESC-ID

O artigo, premiado na XXI Conferência Ibero-Americana de Engenharia de Software, explora as vantagens de uma ferramenta que permite auxiliar no desenvolvimento de aplicações móveis de forma a que estas melhorem o traço energético.

Luís Cruz e Rui Maranhão Abreu, ambos investigadores do INESC-ID, na área de Investigação de Sistemas de Apoio à Informação e Tomada de Decisão, ganharam o Prémio Best Paper na XXI Conferência Ibero-Americana de Engenharia de Software SET Track, que decorreu entre 23 e 27 de abril, na Colômbia.  Na origem deste galardão está o artigo: “a Utilização da Refatoração Automática para Melhorar a Eficiência Energética de Aplicativos Android”, que se centra “no desenvolvimento de uma ferramenta que permite auxiliar no desenvolvimento de aplicações móveis de forma a que estas melhorem o traço energético”, tal explica um dos autores do mesmo, Rui  Maranhão Abreu. “A ferramenta transforma automaticamente o código fonte de uma aplicação, tornando-a mais eficiente sem alterar a experiência para o utilizador”, explica de seguida.  O trabalho dos investigadores do INESC-ID mostra que muitas aplicações móveis ainda não seguem boas práticas de eficiência energética, demonstrando que a ferramenta, utilizada durante a investigação, tem potencial para melhorar 30% das aplicações. “Esta informação é bastante relevante para proporcionar ao público em geral aplicações móveis mais eficientes em termos energéticos”, esclarece o investigador do INESC-ID.

Além de “muito gratificante”, esta distinção vem, segundo os vencedores, “realçar a importância do consumo de energia como um requisito de usabilidade das aplicações móveis”. “Vem também sensibilizar para a aplicação das disciplinas de Engenharia de Software no desenvolvimento de código sustentável”, adiciona Rui Maranhão Abreu.  No futuro para além de pretenderem “continuar a contribuir para a comunidade com mais padrões de desenvolvimento que efetivamente melhorem o consumo de bateria do software. Na mesma linha, os investigadores vão fazer com que as recomendações fruto da investigação que conduzem fiquem automaticamente integradas nos processos de desenvolvimento, para que com isso que o programador tenha a facilidade de criar código sustentável com o menor esforço possível.