“Best student award” atribuído a investigadores do INESC-ID

Os investigadores Miguel Terra-Neves, Inês Lynce e Vasco Manquinho, receberam um Best Student Paper Award atribuído no âmbito da conferência SAT2017.

O artigo Introducing Pareto Minimal Correction Subsets cuja temática central é o uso de ferramentas de lógica computacional para resolver o problema de eficiência em data centers, venceu um Best Student Paper Award durante a The International Conference on Theory and Applications of Satisfiability Testing (SAT) de 2017. Os autores do artigo são os investigadores do INESC-ID Miguel Terra-neves, Inês Lynce e Vasco Manquinho, estes últimos dois também professores do Departamento de Engenharia Informática do Técnico.

Fazendo a ponte entre a teoria e a prática na área de lógica computacional, os autores procuraram neste trabalho de investigação “otimizar vários aspetos como a eficiência energética e o aproveitamento dos recursos computacionais”, sendo a maior dificuldade conseguir conjugar vários objetivos “o que é comum em problemas de otimização”, refere a professora e investigadora, Inês Lynce. “Com o trabalho desenvolvido podemos concluir que as ferramentas existentes, que permitem resolver problemas genéricos, podem ser adaptadas para resolver estes problemas obtendo melhores resultados do que aqueles que existiam até à data”, acrescenta a investigadora do INESC-ID.

Este prémio vem materializar um reconhecimento da qualidade do trabalho científico que é feito “pelos investigadores portugueses no desenvolvimento de software para lógica computacional”, destaca a professora Inês Lynce, reiterando a satisfação do grupo pela distinção. “Temos claro que esta distinção vai para além do reconhecimento pessoal. É prestigiante para o Técnico, para o INESC-ID e para a comunidade científica em Portugal”, conclui.