Ciência e Tecnologia

Bolsa do Conselho Europeu de Investigação para docente do Técnico

Docente do Técnico garantiu uma ERC Starting Grant para prosseguir o seu trabalho sobre limites hidrodinâmicos e flutuações de equilíbrio.

Foi atribuída à professora Patrícia Gonçalves, docente do Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico, uma bolsa do Conselho Europeu de Investigação (ERC) para desenvolver o seu trabalho sobre limites hidrodinâmicos e flutuações de equilíbrio.

Estas bolsas individuais para cientistas em início de carreira (ERC Starting Grants) têm como objetivo permitir que jovens investigadores formem equipas de trabalho e desenvolvam trabalho inovador. Para Carlos Moedas, comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, “através destas bolsas, a União Europeia atrai jovens talentos e mantém-nos na Europa”. “Com o apoio da UE, os bolseiros terão a oportunidade de perseguir as suas melhores ideias, mas também criar empregos de qualidade para mais pessoal de investigação que tem como objetivo trabalhar nas fronteiras da Ciência. Em última análise, contribuirão para criar o mais valioso recurso que a Europa tem: o capital humano.”

Além de Patrícia Gonçalves, apenas outros cinco investigadores portugueses, a trabalhar em áreas tão variadas como o Design Computacional, a História ou os Estudos Políticos, receberam bolsas da ERC. O comunicado do Conselho Europeu de Investigação pode ser encontrado aqui.