Candidaturas

Bolsas de Doutoramento Portugal-Brasil com candidaturas abertas até 16 de junho

Candidaturas abertas para as primeiras dez bolsas até 16 de junho de 2023.

A Universidade de Lisboa (ULisboa) abre concurso para as primeiras dez bolsas de doutoramento Portugal-Brasil, ao abrigo do protocolo de parceria existente entre a infraestrutura científica PRISC – Portuguese Research Infrastructure of Scientific Collections, que reúne a ULisboa, a Universidade do Porto e a Universidade de Coimbra através dos seus museus e jardins botânicos, em colaboração com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, através do seu Museu Nacional, e a FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Candidaturas abertas para as primeiras dez bolsas até 16 de junho de 2023.

Os trabalhos de investigação subjacentes às bolsas serão desenvolvidos, em parte, no Museu Nacional do Rio de Janeiro, destruído por um incêndio em setembro de 2018.

As áreas científicas deste primeiro concurso são:
Museologia, nomeadamente nos domínios de cruzamento da arte e ciência, em particular o desenvolvimento de formas inovadoras de exposição, educação e comunicação de ciência (até duas bolsas).
Geodiversidade, paleodiversidade e biodiversidade, nomeadamente no que se refere à história da Terra e a sua biodiversidade do passado e presente, com foco na valorização das coleções e dados científicos associados (até quatro bolsas).
Estudos de Coleções Científicas sob múltiplas perspetivas (perspetivas históricas, taxonómicas, antropológicas, arqueológicas, sociológicas, de divulgação, de conservação, etc.) (até quatro bolsas).

Guião de Candidatura às bolsas.

Mais informações: bolsas.ciencia@reitoria.ulisboa.pt