106 anos a lutar pelos interesses dos estudantes

A AEIST organizou uma cerimónia solene para comemorar mais um aniversário, recordando a riqueza da sua já longa história.

Foi numa cerimónia simples, mas emotiva que se comemorou esta terça-feira, 12 de dezembro, o 106º aniversário da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST).

E em dia de festa, como não podia deixar de ser, os ânimos foram animados pela Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico(TUIST), a plateia trajada a rigor, com a capa e batina, deixava-se entusiasmar pelas letras da TUIST. Foram vários os alunos, dirigentes de outras associações e membros da direção da AEIST que se juntaram para celebrar esta “história marcante”, como se ia ouvindo nas conversas que antecediam os discursos. Para falar dessa história, mas sobretudo das as lições que dele se retiraram, e claro do presente e do futuro, a palavra foi dada a João Rodrigues, Presidente da Federação Académica de Lisboa (FAL), e Alexandre Passo, Presidente da AEIST.

“A historia da AEIST é das histórias mais bonitas e mais ricas que o associativismo tem”, dizia ao abrir as hostes João Rodrigues. “Falar da AEIST é falar de evolução, de mudança, do papel revolucionário dos estudantes em vários episódios da nossa história”, ia enumerando o presidente da FAL. “É inegável o papel preponderante que esta associação teve ao longo dos tempos na defesa dos interesses dos estudantes”, frisava de seguida.

Foi neste papel que Alexandre Passo também se focou. Num discurso que preferiu tornar menos formal do que previsto, lembrou o papel dos estudantes na ajuda à população durante as cheias 1967, um momento preponderante ou se revelou o verdadeiro significado da palavra “associativismo”, aprofundou o presidente da AEIST. “Vamos lutar cada vez por mais espaços”, anunciava. Afirmando que é uma linha de ação do seu mandato manter e investir cada vez mais numa cultura de entreajuda e de ação social, Alexandre Passo terminou evocando claro a missão central e o objetivo que norteia qualquer ação desta instituição: “lutar pelos nossos estudantes”.

O bolo, que desde o início da sessão decorava um dos cantos do Anfiteatro Abreu Faro, foi depois rodeado pelos presentes e os efusivos parabéns fizeram-se ouvir.