3 Minutos de Tese: Cinco dos 12 finalistas do concurso são estudantes do Técnico

A competição da Universidade de Lisboa desafia estudantes de doutoramento a explicar as suas teses em 3 minutos. Registaram-se cerca de 150 candidaturas.

A 1.ª edição do concurso 3 Minutos de Tese apurou 12 finalistas que disputarão o pódio a 30 de maio, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (ULisboa), às 18h30. Desses, cinco são estudantes de doutoramento do Técnico.

Nesta competição, promovida pela ULisboa, e que contou com cerca de 150 candidaturas, os estudantes de doutoramento candidatos foram desafiados a explicar o trabalho que estão a desenvolver – importância e impacto – em três minutos e com recurso a um único diapositivo.

Antes da competição, os estudantes puderam frequentar um workshop de comunicação de ciência organizado pela ULisboa. Entre os formadores, estiveram dois elementos da equipa de comunicação do Instituto Superior Técnico. O concurso é uma parceria da Universidade com o jornal Público e tem dado origem à publicação de textos de divulgação das teses, da autoria dos estudantes de doutoramentos das várias Escolas da Universidade de Lisboa – rubrica “Conta-nos a tua ciência”.

Os cinco estudantes do Técnico apurados para a final são:

• Diogo Nunes – doutorando de Engenharia Informática e de Computadores no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores: Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC ID)
  • João Januário – doutorando de Engenharia Civil no Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade (CERIS)
  • Maria Catarina Botelho – doutoranda de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores: Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC ID)
  • Matteo Pisano – doutorando de Física no (Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas (LIP)
  • Rita Castel’Branco – doutoranda de Arquitetura no Centro em Território, Urbanismo e Arquitetura (CiTUA)