“A professora Cristina Sernadas foi minha professora há 37 anos”

A Última Aula da professora Cristina Sernadas decorreu no dia 27 de setembro, no Anfiteatro Abreu Faro.

Foi com esta confidência que o Presidente do Técnico começava a sua intervenção na última aula da professora Cristina Sernadas, do Departamento de Matemática do Técnico. Na sua intervenção inicial o professor Rogério Colaço partilharia ainda com a audiência do Anfiteatro Abreu Faro duas coisas que aprendeu com a professora Cristina. A “gestão de filas de espera” que, segundo o Presidente do Técnico, “tem sido de uma utilidade extraordinária” e a formulação “if, then, else”, muito utilizada em Matemática. Rogério Colaço terminaria a sua intervenção agradecendo “tudo o que a professora tem dado ao Técnico, ao País e à Ciência”.

O Presidente do Departamento de Matemática, professor José Mourão, na sua alocução falou sobre a fundação da unidade de Lógica e Computação pela professora Cristina Sernadas. O professor terminaria dando “um enorme obrigado por tudo o que nos deu e vai continuar a dar”.

“A secção de Lógica e Computação teve um papel muito importante na Engenharia Informática”. Foi desta forma que o professor Paulo Mateus, Coordenador da Área Científica de Lógica e Computação do Departamento de Matemática, iniciava a sua intervenção na sessão. Ao longo da sua alocução, o professor falaria sobre o papel da Lógica e Computação na formação do Técnico e terminaria referindo que a professora Cristina “é um exemplo”.

O percurso académico da professora Cristina Sernada foi abordado na intervenção do professor João Rasga, também do Departamento de Matemática do Técnico, referindo-se ao início da carreira docente na Faculdade de Ciências, em 1971, ao Doutoramento obtido na Universidade de Londres, em 1980, e à entrada da professora no Técnico como docente, em 1986. Como ex-aluno da professora, João Rasga recordou que “a Cristina não facilitava, era exigente” e que a “sua dedicação era constante”.

A Lição dada professora Cristina Sernadas foi subordinada ao tema “Contributo para a Lógica e Computação. Novas Expressões da Matemática Pura e Aplicada”. Nela abordou o seu percurso até ao Técnico, referindo-se à Licenciatura na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e ao Doutoramento em Londres. Ainda neste tópico a docente falaria sobre a criação do Departamento de Estatística, Investigação Operacional e Computação na Faculdade de Ciências e à criação da Sociedade Portuguesa de Estatística.

Ao nível da investigação desenvolvida ao longo da sua carreira, Cristina Sernadas falaria sobre os Sistemas de Satisfação, cálculo de Hilbert, lógicas paraconsistentes e situation calculus, entre outros temas, referindo ainda a publicação de dois livros pela editora Springer.

A forma como chegou ao Técnico foi o último ponto abordado pela docente no qual referiu a influência do professor Jaime Campos Ferreira, a criação do Departamento pelo professor Luís Magalhães e à definição do programa da Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores, no qual teve um papel preponderante. Cristina Sernadas falaria ainda sobre os vários cargos que desempenhou no Técnico, entre os quais o Conselho de Escola, a Presidência do Centro de Matemática Aplicada do Técnico, a Presidência do Centro de Lógica e Computação, também do Técnico, e a participação na Assembleia de Escola e na Assembleia de Representantes.