Kearney premeia mérito académico na unidade curricular de Probabilidades e Estatística

Duarte Feiteira, aluno de Engenharia Física Tecnológica, foi o melhor aluno da unidade curricular e arrecadou o galardão atribuído pela consultora.

O melhor aluno da unidade curricular (uc) de Probabilidades e Estatística ao longo do ano letivo 2019/2020 foi reconhecido com o “Kearney Class Excellence Award”. Duarte Feiteira, aluno do mestrado em Engenharia Física Tecnológica, foi o vencedor da 2.ª edição deste prémio de mérito, graças à classificação final de 19 valores que obteve à disciplina, destacando-se por entre várias centenas de alunos. O galardão foi entregue esta quarta-feira, 21 de outubro, numa cerimónia híbrida que contou com vários representantes do Técnico e da consultora, celebrando-se a parceria, o talento, e a capacidade de trabalho dos atuais e também dos antigos alunos da escola que, hoje em dia, trabalham na Kearney.

A primeira intervenção da cerimónia ficaria a cargo do presidente do Departamento de Matemática (DM), professor Miguel Abreu, que além de felicitar o vencedor do prémio, sublinhou o valor desta iniciativa e o destaque que esta confere à uc de Probabilidades e Estatística, “uma área cada vez mais importante no mundo empresarial”, destacava. “Esta parceria é vista com muito agrado pelo nosso departamento, e estas iniciativas são, sem dúvida, muito relevantes para a Matemática, o ensino e para os nossos alunos”, declarou ainda.

Para os que seguiam o evento via Zoom e não conheciam a consultora, a engenheira Ana Pedrosa, Principal da Kearney e  também antiga aluna do Técnico, fez uma breve apresentação da empresa, salientando as diversas áreas nas quais prestam serviços, apoiando inúmeras empresas a resolver problemas complexos.  A engenheira Ana Pedrosa faria depois questão de salientar a “importância e o orgulho desta parceria com o Técnico, não só pela excelência que carateriza a instituição, mas também pelo portefólio imenso de antigos alunos da escola que são, hoje em dia,  nossos consultores”. Frisando também a relevância deste galardão que “promove e distingue o mérito académico”, a alumna reiterava que “probabilidades e estatística é uma área muito relevante no tipo de trabalho que fazemos. O conhecimento e as capacidades que são passadas aos alunos através destas matérias são cada vez mais preponderantes”.

Seria também das mãos da alumna que Duarte Feiteira, o vencedor desta 2.ª edição do prémio, receberia o cheque de 1.300 euros que lhe reconhece o mérito. Para além do prémio, o aluno recebeu ainda a obra “Probabilidades e Estatística. Teoria, Exemplos & Exercícios”, oferecida pelo professor Manuel Morais.

O estudante do mestrado de Engenharia Física Tecnológica fez questão de agradecer “este reconhecimento do mérito dos alunos por parte da Kearney” e também ao Técnico “por estabelecer estas parcerias que beneficiam os alunos”. “Gostava também de agradecer ao Departamento de Matemática e aos docentes da disciplina sem os quais esta aprendizagem não seria possível”, adicionou.

O vice-presidente do Técnico para as Ligações Empresariais e Operações, professor Pedro Amaral, reiteraria os agradecimentos à consultora pelo reconhecimento da excelência que promove através desta iniciativa. “É sempre bom verificar que os nossos estudantes continuam a superar expectativas e a alcançar estes resultados extraordinários”, dizia o professor Pedro Amaral, felicitando o vencedor do prémio.  “O Técnico tem feito um esforço nos últimos anos para se aproximar das empresas, na procura de uma relação cada vez mais cruzada entre a escola, o talento dos nossos alunos e as empresas, e é bom perceber que este esforço resulta nestas parcerias e em iniciativas tão gratificantes como esta”, afirmou o professor Pedro Amaral.

Feita a entrega do prémio, os presentes teriam oportunidade de aprender mais sobre uma das áreas do momento: a Inteligência Artificial (IA). Através do conhecimento e eloquência do engenheiro Manuel Melo, Senior Business Analyst da Kearney e antigo aluno do Técnico,  foi possível perceber um pouco mais do que é a IA e o porquê da sua ascensão e protagonismo nos últimos anos. Acentuando a importância do Machine Learning nesta tecnologia avançada, e dando exemplos da forma como a IA impacta as nossas vidas e acrescenta valor às empresas,  o consultor prendeu a atenção da audiência fechando com chave de ouro o evento.

A Kearney faz ainda, no âmbito desta iniciativa, uma doação ao DM, no valor de 867 euros, para a melhoria da qualidade de ensino.