Campus e Comunidade

Agência Internacional de Energia Atómica reúne no Técnico

A Agência Internacional de Energia Atómica foi criada em 1957 e Portugal é, desde a sua criação, um dos seus membros

O Salão Nobre do Instituto Superior Técnico acolhe por estes dias, de 8 a 10 de novembro, a reunião do Programa de Cooperação Técnica para a Europa da Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA). Portugal, que é membro desta agência desde a sua criação, em 1957, acolheu os restantes 32 países integrantes da IAEA para a discussão das linhas orientadoras deste Programa.

As áreas prioritárias deste Programa são a saúde humana, resíduos e ambiente, segurança nuclear, segurança radiológica e aplicações industriais. Vários investigadores do Técnico têm participado activamente nos projetos e nas atividades promovidas e desenvolvidas por este Programa da IAEA nos últimos anos.

A sessão de abertura desta National Liaison Officers Meeting contou com a presença do Presidente do Técnico, professor Arlindo Oliveira, e do Ministro da Ciência e Ensino Superior, professor Manuel Heitor, que após ter feito um retrato da evolução da pesquisa e investigação em Portugal, afirmou que “estamos empenhados na construção conjunta de estruturas de investigação”.