Alumna do Técnico entre as mulheres tech mais influentes da Europa

Cristina Fonseca está entre as 50 mulheres mais influentes nas startups europeias, segundo a publicação EU-Startups.

Na lista das 50 mulheres mais influentes nas startups europeias consta pela primeira vez uma portuguesa. A responsável pela estreia nacional na conceituada listagem é Cristina Fonseca, antiga aluna do Técnico, co-fundadora da Talkdesk e atualmente partner da Indico Capital Partners, um fundo português centrado em empresas de rápido crescimento.

A listagem da EU-Startups, uma publicação online que existe desde 2010 e que segue todos os temas relativos a estas empresas, foi publicada na semana passada e desde a sua criação pretende contrariar a tendência de sub-representação feminina no mundo das startups e das tecnologias. “Todos sabemos que as mulheres estão sub-representadas na indústria tech como um todo, em posições de liderança, e também no que toca a conseguir financiamento. Apesar de essa taxa estar a mudar lentamente, há muitos humanos a dar o litro, todos os dias”, pode ler-se no texto que acompanha a lista.

A construção da lista das 50 melhores mulheres que estão a “agitar as coisas na esfera das startups na Europa” é feita tendo em conta as sugestões apresentadas pelos leitores, sujeitas posteriormente a um processo de escolha da equipa editorial.

No pequeno texto que explica a eleição de Cristina Fonseca, a publicação refere o facto de a antiga aluna do Técnico ter co-fundado a Talkdesk, o terceiro unicórnio português, e com a missão de tornar Portugal mais inovador, integrou o Global Agenda Council europeu, tendo sido também reconhecida pela Forbes no seu ranking 30 under 30 na categoria de Enterprise Technology“, assinala a EU-Startups.