Campus e Comunidade

Alumna do Técnico galardoada com o Prémio ACTIVA Mulheres Inspiradoras

Joana Rafael, antiga aluna do Técnico e cofundadora da Sensei, foi a vencedora do galardão na categoria "Negócios".

A antiga aluna do Técnico e cofundadora da Sensei, Joana Rafael, foi uma das galardoadas com o Prémio ACTIVA Mulheres Inspiradoras 2021, sendo a grande vencedora na categoria “Negócios”. O Palácio Foz, em Lisboa, foi o local escolhido para acolher a cerimónia de entrega dos prémios da revista ACTIVA, que decorreu na passada quarta-feira, 30 de março.

A alumna recebeu o galardão das mãos de Madalena Duarte, gestora e produto da Hidrolact, e no seu discurso de agradecimento frisou que este reconhecimento constitui uma “fonte de inspiração para a minha equipa na Sensei”, sublinhando ainda que “a existência deste prémio também serve de inspiração para todas estas fantásticas mulheres nomeadas pelo trabalho e obra desenvolvida”. “Numa área como a Tecnologia, em que ainda há tão poucas mulheres, este prémio tem um relevo especial para mim”, partilhou Joana Rafael.

A escolha das nomeadas e das vencedoras do ano de 2021 foi da responsabilidade da revista ACTIVA e de um júri de prestígio, constituído por: Conceição Zagalo, Luís Marques Mendes, Mafalda Anjos e Maria de Belém.

Joana Rafael  é uma das mentes que está na origem da Sensei, a startup portuguesa de tecnologia que está a redefinir o retalho ao desenvolver tecnologia que permite aos consumidores fazerem compras nas lojas sem filas nem caixas. Além de cofundadora, Joana Rafael é Chief Operations Officer(COO) da empresa. Em 2021 venceu, com a sua equipa, o prémio João Vasconcelos Empreendedor do Ano, da Startup Lisboa.

O Prémio ACTIVA Mulheres Inspiradoras distingue as mulheres que mais se destacaram, ao longo do último ano, em seis categorias. Para além de Joana Rafael,  a edição deste ano distinguiu ainda Raquel Seruca (Ciência),  Lúcia Moniz (Artes), Patrícia Mamona (Desporto), Margarida Cruz (Solidariedade) e Margarida Couto (Sustentabilidade). O Prémio Carreira foi atribuído a Leonor Beleza.