Alumnae do Técnico no top das mulheres mais influentes no empreendedorismo europeu

Cristina Fonseca e Luísa Buinhas integram a lista das 100 mulheres europeias mais influentes no mundo do empreendedorismo e da inovação.

Há duas alumnae do Técnico na lista das 100 mulheres europeias mais influentes no mundo do empreendedorismo e da inovação. A Cristina Fonseca, antiga aluna de Engenharia de Telecomunicações e Informática, que é já repetente nestas andanças,  junta-se este ano Luísa Buinhas, antiga aluna de Engenharia Aeroespacial. A lista elaborada pela EU-Startups,  uma  publicação online especializada em startups europeias, foi simbolicamente divulgada no Dia Internacional da Mulher, esta terça-feira, 8 de março.

A listagem que normalmente se cinge apenas a 50 nomes, distingue este ano 100 mulheres inspiradoras que “estão a abanar as coisas”, com forma de celebrar o vasto talento feminino nestes domínios. Como a publicação destaca, num texto que acompanha a lista há muitas mulheres inspiradoras na Europa em fase de arranque e no mundo de Venture Capitals que estão “a encorajar uma nova geração de empreendedorismo e inovação feminina”.

Cristina Fonseca é cofundadora da Talkdesk, o terceiro unicórnio português e que oferece um serviço de call center alojado na cloud, desenvolvido com base em Inteligência Artificial. É atualmente sócia da Indico Capital Partners, o primeiro fundo institucional privado de capital de risco dedicado a jovens empresas tecnológicas em Portugal.  Integrou o Conselho da Agenda Global na Europa e foi reconhecida como 30 under 30 in Enterprise Technology pela Forbes.

Depois da Licenciatura no Técnico, Luísa Buinhas que é cofundadora da Vyoma, rumou à Universidade Técnica de Delft onde fez o mestrado na mesma área, e doutorou-se na Universidade das Forças Armadas Federais Alemãs. É especializada em análise de missão, projeto e otimização de trajetória para missões de formação de naves espaciais. A Vyoma planeia construir e operar um sistema inovador de observação por satélite para a monitorização de detritos espaciais.