A Alumni Talks: Consulting Edition regressou ao Técnico para uma conversa aberta sobre carreiras na área da consultoria com estudantes e alumni. A sessão decorreu no dia 9 de dezembro, no Técnico Innovation Center powered by Fidelidade , reunindo estudantes interessados em conhecer o setor, clarificar expectativas e compreender de que forma se pode construir uma carreira em consultoria.
Pedro Amaral, Vice-Presidente do Técnico para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo, sublinhou a importância da colaboração entre a Escola e os seus alumni: “é um prazer tê-los aqui e contar com o vosso apoio ao trabalho que estamos a desenvolver”. Referiu ainda que “a consultoria representa hoje uma escala diferente de relação com a indústria e com a tecnologia”, acrescentando que se trata de “uma área cada vez mais relevante quando pensamos no futuro profissional dos nossos estudantes”. A terminar, incentivou os participantes a aproveitarem a sessão e as oportunidades de networking.
Ao longo do encontro, alumni do Técnico partilharam o que caracteriza o dia a dia de um consultor, as competências mais valorizadas e os desafios associados ao início de carreira. Estiveram representadas algumas das principais consultoras do panorama atual: Accenture, BAIN, BCG, Deloitte, KPMG, McKinsey e Santander. Com percursos académicos em áreas como Engenharia Civil, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Informática e de Computadores e Engenharia e Gestão Industrial, os alumni convidados evidenciaram que é possível construir uma carreira em consultoria a partir de diferentes formações e perspetivas.
Vários estudantes, presentes no evento com lotação esgotada, destacaram a oportunidade de colocar questões diretamente a profissionais da área e de compreender melhor as diferentes possibilidades de entrada e evolução no setor.
As Alumni Talks fazem parte das iniciativas do Técnico Career Center na área da empregabilidade e desenvolvimento de carreira. Novas edições estão previstas para 2026, trazendo quadros do Técnico de diferentes áreas para continuar a aproximar a comunidade académica do mundo profissional.