Alumnus do Técnico lidera top dos gestores do futuro

Emanuel Proença, antigo aluno de Engenharia e Gestão Industrial, foi o vencedor da 2ª edição do prémio 40 Líderes Empresariais do Futuro, com menos de 40 anos.

O alumnus do Técnico e atual administrador executivo do grupo Prio, Emanuel Proença é o vencedor da 2ª edição do prémio 40 Líderes Empresariais do Futuro, com menos de 40 anos.  Na cerimónia, que se realizou esta segunda-feira, 10 de dezembro, e teve como palco o Mercado da Ribeira o antigo aluno de Engenharia e Gestão Industrial arrecadou o primeiro lugar de uma listagem de conceituados gestores.

Após a sua passagem pelo Técnico onde tirou o curso de Engenharia e Gestão Industrial, Emanuel Proença reforçou a sua formação com um MBA no Insead (durante o qual teve a oportunidade de estudar não só em Paris, mas também em Singapura e nos EUA). Os primeiros passos da carreira do líder foram dados fora de Portugal na tecnológica IZET, passando depois pelo Boston Consulting Group e ainda pelo Grupo Piedade. Adepto de desafios, acabou por dar os seus passos também no empreendedorismo, fundando e liderando a IDareYou, uma startup de marketing digital. Depois de outras andanças profissionais e antes de rumar ao Grupo Prio- onde está há 3 anos-, Eduardo Proença assumia a gestão do Grupo Piedade.

Com apenas 34 anos, e depois de a empresa o ter inscrito na primeira edição dos 40 Líderes do Futuro (2017) – conquistando a 7ª posição-, o gestor alcança agora o prestigiante lugar no topo da listagem. Na conquista do mesmo em muito deve ter influenciado o facto de ter sob gestão áreas que somam perto de 25 milhões de euros de EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações), 750 milhões de faturação e mais de 200 colaboradores.  Durante a gestão de Emanuel Proença a PRIO duplicou a faturação para mais de mil milhões.

No currículo do alumnus destaca-se ainda o envolvimento ativo em projetos de responsabilidade social, dinamizando através da Prio, um conjunto de programas de apoio à comunidade no âmbito do desporto jovem, da prevenção rodoviária e dos incêndios.

Esta é uma iniciativa do Expresso e do Fórum de Administradores e Gestores de Empresas, que conta com a parceria da COSEC, Deloitte, PHC, Sonae MC, Mindshift e Informa D&B. Ao todo, a 2ª edição teve mais de 220 inscritos, dos quais foram elegíveis 204, passando apenas 60 para a primeira fase de entrevistas. De todo este processo resultou a lista final dos 40 eleitos.