Alumnus do Técnico nomeado professor catedrático da Universidade de Groningen

Pedro de Faria trabalha desde 2009 no Departamento de Gestão e Estratégia da Inovação da Faculdade de Economia e Negócios da universidade.

Pedro de Faria, antigo aluno do Técnico, foi recentemente nomeado professor catedrático da Universidade de Groningen, onde leciona desde 2009. “Estou muito feliz com esta nomeação. É um passo muito importante na minha carreira na Universidade de Groningen”, confessa o alumnus.

Licenciado em Engenharia do Ambiente, Pedro de Faria concluiu o mestrado em Políticas de Engenharia e Gestão de Tecnologia e o doutoramento em Engenharia e Gestão Industrial no Técnico em 2004 e 2008, respetivamente. Entre 2002 e 2009, o docente desenvolveu investigação no IN+ – Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento do Instituto Superior Técnico na área de Inovação e Empreendedorismo.

Quando terminou o doutoramento, Pedro de Faria decidiu explorar opções profissionais no norte da Europa. “Uma das posições mais atrativas que encontrei era oferecida pela Universidade de Groningen que na altura estava a reestruturar o departamento de Gestão de Inovação e Estratégia. Candidatei-me na primavera de 2009, fui selecionado e acabei por me mudar com a minha família no Verão do mesmo ano”, recorda.

A investigação do antigo aluno do Técnico centra-se na área de Gestão e Estratégia da Inovação, e o trabalho que tem desenvolvido foca-se na compreensão de como as empresas gerem as suas estratégias de proteção do conhecimento e de aquisição de conhecimento.

Pedro de Faria começou a interessar-se por esta área no último ano da licenciatura em Engenharia do Ambiente no Técnico enquanto aluno da cadeira de Economia do Ambiente. “As discussões em que participei no âmbito dessa cadeira sobre papel da inovação para a resolução de problemas ambientais, motivaram-me a escolher uma tese de licenciatura sobre o tema”, relembra o docente. Depois de completar a tese e de ter trabalhado durante um ano na implementação do Inquérito Comunitário à Inovação no Observatório para a Ciência e Tecnologia, o alumnus decidiu voltar ao Técnico para frequentar o mestrado em Políticas de Engenharia e Gestão de Tecnologia. “No fim deste mestrado foi-me oferecida uma posição de doutoramento em Engenharia e Gestão Industrial para desenvolver uma tese em gestão de inovação no centro de investigação IN+, o que definitivamente marcou o meu percurso em termos de área de especialização”, aponta.

Para o antigo aluno do Técnico a posição de professor catedrático representa além de uma honra, “o início de uma fase muito importante e um grande desafio na carreira universitária”. “Um professor catedrático tem responsabilidades acrescidas, nomeadamente o desenvolvimento de uma área específica de investigação, a supervisão de colegas e alunos de doutoramento e a obtenção de financiamento que possibilite ampliar importantes redes de conhecimento à escala global”, vinca.

O docente  não esquece o papel do Técnico na construção desta carreira sólida e sublinha que “foi nesta Escola que desenvolvi uma base de conhecimento que me permitiu evoluir como professor universitário”. “Em particular, as interações com os meus orientadores de mestrado e doutoramento, os professores Pedro Conceição e Francisco Lima, respetivamente, foram determinantes no meu percurso”, adiciona, por fim.