Aluna de Engenharia Física Tecnológica vence prémio de Mérito McKinsey

Carolina Figueiredo foi a estudante do Técnico contemplada por deter a melhor classificação na unidade curricular de Análise Complexa e Equações Diferenciais (ACED), no 1.º semestre do ano letivo de 2018/2019.

Foi numa cerimónia breve, mas muito simbólica, que esta quarta-feira, 13 de março, Carolina Figueiredo, aluna de Engenharia Física Tecnológica, recebeu o prémio de Mérito McKinsey em Análise Complexa e Equações Diferenciais.

Coube a Francisco Marques, Engagement Manager at McKinsey & Company, entregar o prémio à estudante contemplada com o valor monetário de 1.290€, mas não sem antes proferir algumas palavras que explicavam a essência e importância da iniciativa. “O Técnico é realmente uma escola do talento fantástico”, começava por salientar o consultor, justificando depois a escolha desta unidade curricular e dos seus alunos como “alvos” deste prémio: “quisemos que este reconhecimento de mérito tivesse a maior abrangência possível, tendo como objetivo tocar em vários cursos da escola”. “Estas bases de matemática são muito importantes, e apesar de algumas coisas serem muito técnicas, serão úteis em qualquer profissão, nomeadamente em consultoria”, referia Francisco Marques. “Na Mckinsey procuramos pessoas com músculo desenvolvido na cabeça, que combinem senso comum e inteligência, e por isso temos tanto interesse nos alunos do Técnico”, transmitia por fim.

Já antes o vice-presidente do Técnico para o empreendedorismo e as ligações empresariais, professor Luís Caldas de Oliveira, havia realçado o impacto destas cadeiras na estruturação do pensamento e no desenvolvimento destes alunos. “Do lado do Técnico é muito bom existirem estas iniciativas porque nos ajuda a convencer os alunos do quão importante são estas bases de matemática”, destacava o vice-presidente do Técnico. “São estas cadeiras e as valências que as mesmas permitem desenvolver que são marcadas a ferro na nossa pele e que diferenciam o DNA do Técnico”, concluía o professor Luís Caldas de Oliveira.

No final do evento, visivelmente feliz, a vencedora do prémio de mérito McKinsey & Company confessava que ter este tipo de resultados “nunca é fácil e resulta sempre de um grande esforço e muito trabalho da nossa parte”. Carolina Figueiredo fez também questão de atribuir o devido peso nesta conquista à “entreajuda existente entre os colegas do curso”, mostrando-se grata pela iniciativa da consultora. “É ótimo existirem empresas que valorizam o nosso esforço e valor”, declarou a aluna de Engenharia Física Tecnológica.

Para além do prémio entregue a Carolina Figueiredo, a McKinsey & Company ofereceu ainda um complemento do mesmo ao Departamento de Matemática para melhorar a qualidade de ensino, para que todos os alunos da unidade curricular possam beneficiar de alguma forma desta iniciativa.