Alunos do Técnico arrecadam grande parte dos prémios Secil Universidades

Esta distinção é conhecida como uma das mais importantes a nível nacional, distinguindo o talento e a preparação dos jovens universitários.

“O Técnico arrasou mesmo”, dizia um dos treze alunos do Técnico que arrecadaram mais do que uma mão cheia dos prémios Secil Universidades, entregues esta quarta-feira, 21 de junho. Sete dos dezasseis projetos galardoados na cerimónia tiveram a sua origem no Instituto Superior Técnico, no decorrer de várias atividades curriculares nas áreas de Arquitetura e Engenharia Civil.  A entrega dos prémios é feita quadrienalmente, e como tal nesta cerimónia estavam em causa os trabalhos universitários, individuais ou em grupo, dos anos de 2013 e 2014.

Ao usar da palavra o presidente do Conselho de Administração da Secil, Pedro Mendonça de Queiroz Pereira, definiu o prémio como “um reconhecimento do mérito e do talento”. Seguiram-se os discursos do bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Mineiro Alves, e do presidente da Ordem dos Arquitetos, José Manuel Pedreirinho , ambos pautados por elogiosos comentários à iniciativa, mas essencialmente “à exigência e qualidade” dos projetos vencedores.

O nervosismo que desde o início da cerimónia se vislumbrava nas expressões dos galardoados do Técnico, rapidamente foi substituído por sorrisos no momento da subida ao palco. A dupla de André Quinhones /João Serra, Taciano Correia, Pedro Esteves e novamente João Serra, desta vez individualmente, foram os galardoados do Técnico na categoria de Engenharia Civil. Já na área de Arquitetura, os alunos que se destacaram foram: o José Vieira e o Rodrigo Henriques; e as duplas de Ana Catarina Seabra/ Rita Póvoas, e Nuno Nascimento/Vasco Lima Mayer.

“Estou orgulhoso e feliz por receber este prémio”, confessou João Serra, o único vencedor em dose dupla, lembrando que para esta vitória em muito contribuiu “a escola de Engenharia Civil que nos preparou” e os professores com “bastante capacidade técnica e experiência que nos transmitiram o rigor e a competência”.

Catarina Seabra e Rita Póvoas, traziam o orgulho espelhado no rosto. Lembram um ano de muita dedicação e esforço, em que se focaram e dedicaram por inteiro ao projeto. “Ficamos muito satisfeitas por reconhecerem o nosso trabalho, se calhar só hoje é que tivemos noção da dimensão e do privilégio que é estar aqui”, contam. “Estamos muito gratas ao Técnico que nos deu o suporte para este tipo de projetos, com professores de grande qualidade que nos ensinaram muito. É graças ao Técnico que estamos aqui”, acrescentam.

Durante o evento foi também entregue o Prémio Secil de Engenharia 2014 ao projeto do Aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor, desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de engenharia da EDP Produção, coordenada pelo engenheiro Domingos Silva Matos.