Um grupo de alunos do Técnico, integrado no N3E Robotics – o grupo de robótica do Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrónica (N3E) do Técnico – participou no Festival Nacional de Robótica 2016, decorrido no passado fim-de-semana, conseguindo alcançar um primeiro e um segundo lugar.
Os estudantes organizaram-se em duas equipas: a N3E Xuning competiu na categoria de Condução Autónoma (onde um robô móvel e autónomo deve percorrer um percurso ao longo de uma pista fechada), tendo vencido o concurso. Já a Dijkstra Team participou na competição Robot@Factory, que procura recriar um problema inspirado nos desafios que um robô autónomo terá que enfrentar durante a sua utilização numa fábrica – alcançaram o segundo lugar.
Para estes alunos, “o convívio e aprendizagem entre equipas” foram dois dos fatores que os levaram a participar. “É uma oportunidade de mostrar aquilo que sabemos fazer e que temos capacidade para o concretizar”, explicou Ana Marta Borges, vice-presidente da Direção do N3E. Em reação aos resultados alcançados, a aluna diz que é “com bastante orgulho que vemos todo o nosso esforço reconhecido”. “Quando comparados com anos anteriores, notou-se um grande espírito competitivo entre as diferentes equipas, o que nos motivou ainda mais para trabalhar tendo em vista os nossos objetivos.”
O N3E Robotics é o grupo de robótica do N3E – Núcleo de Estudantes de Engenharia Electrónica do Instituto Superior Técnico. Existe há 5 anos e este foi o quarto ano em que teve equipas para competir no Festival Nacional de Robótica. As equipas foram formadas pelos alunos: Francisco Varandas de Sousa, Rúben Capitão, Diogo Dores, Luis Reis e Pedro Marques (N3E Xuning) e Quevin Udai, Pedro Miguel Angélico, Sebastião Beirão, Daniel Silva e João Oliveira (Dijkstra Team). O grupo contou ainda com o apoio do IEEE Student Branch IST, outro núcleo de estudantes da escola.