Anfiteatro Abreu Faro recebeu a última aula do professor Luís Magalhães

A última aula do professor Luís Magalhães juntou professores, colegas e muitos alunos no Anfiteatro Abreu Faro

O Anfiteatro Abreu Faro foi pequeno para receber todas as pessoas que queriam assistir à última aula do professor Luís Magalhães, no último dia 6 de julho.

Na abertura da sessão, o Presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, referiu precisamente isso ao afirmar “se alguém tiver dúvidas sobre quem é o professor Luís Magalhães basta olhar para este anfiteatro completamente cheio, com pessoas de várias gerações”. No final da sua intervenção, ofereceu a Medalha dos 110 Anos do Técnico ao professor Luís Magalhães.

O professor José Mourão, Presidente do Departamento de Matemática, na sua intervenção referiu-se ao facto de o professor Luís Magalhães estar sempre disponível para receber e esclarecer os seus alunos, afirmando que “podiam ir ao gabinete dele a qualquer hora do dia”, referindo ainda que o “professor Luís Magalhães foi muito importante para o Técnico e para o Departamento de Matemática e por isso quero deixar-lhe um grande obrigado”.

O Coordenador da Área Científica de Equações Diferenciais e Sistemas Dinâmicos, professor Luís Barreira, começou a sua intervenção referindo que “poucos terão tido um papel como ele tanto no Técnico, como fora do Técnico”. Ao longo da sua intervenção falou sobre os vários títulos académicos do professor Luís Magalhães, livros publicados e cargos exercidos em várias instituições, dos quais se destacam a Presidência da Fundação para a Ciência e Tecnologia, a Presidência do Conselho Geral da Universidade do Algarve, a Presidência do Departamento de Matemática do Técnico e, ainda, ter sido representante de Portugal na União Europeia e na OCDE, bem como membro do Conselho Económico e Social.

Luís Barreira termina a sua intervenção com um simples “muito obrigado por tudo, Luís”.

No arranque da sua intervenção, o professor Luís Magalhães começa por “agradecer ao professor Luís Barreira, que evidentemente exagerou e agradecer a todos os presentes e, em particular, aos alunos presentes”.

Ao longo da sua Lição, Luís Magalhães referiu-se a três períodos bem distintos da sua carreira, nomeadamente à transformação do Departamento de Matemática e à colocação do Técnico no mapa internacional da Matemática, aos 11 anos e meio a presidir instituições públicas e, como não poderia deixar de ser, às aulas que deu no Técnico.

A sua Lição “Simplificar para Perceber e Explicar e outras Lições”, foi também ela dividida em três partes. A primeira referente às Notas sobre Investigação Científica, na qual destacou a sua área de investigação, a “Dinâmica de sistemas em Dimensão Infinita”. As Lições da Vida Académica foram o tópico seguinte, no qual o professor Luís Magalhães se referiu às posições que ocupou nos órgãos centrais do Técnico e falou ainda sobre cinco questões, nomeadamente a necessidade de atrair e estimular talento, a necessidade de visar uma qualidade de topo, o facto de uma só medida não servir para todas as pessoas, a disponibilização de tempo de qualidade para trabalho de alunos e professores e, ainda, a necessidade de estimular o pensamento crítico. A terceira e última parte da sua Lição prendeu-se com as Lições do Desenvolvimento da Matemática no Técnico. A este respeito, Luís Magalhães referiu-se à evolução da Matemática no Técnico, desde a criação da Escola até aos dias de hoje.