Antigo aluno da escola na lista dos 40 Jovens que se destacam no mundo da aviação

Nuno Leal, diretor de planeamento de frotas e contratos da TAP Air Portugal, é um dos profissionais que se destacam nesta área segundo a revista ‘Airline Economics’.

O alumnus do  Técnico, Nuno Leal, foi distinguido pela revista especializada “Airline Economics” como um dos 40 profissionais, com menos de 40 anos de idade, que se destacam no sector da aviação mundial neste ano. O alumnus do Técnico ocupa o cargo de diretor de planeamento de frotas e contratos da TAP Air Portugal.

Nuno Leal  integrou a TAP em 2007. Nos primeiros anos na companhia, o antigo aluno do Técnico foi responsável pela implementação do Esquema de Comércio de Emissões da União Europeia na TAP e apoiou a autoridade competente portuguesa e o Eurocontrol nos processos de implementação da empresa. Foi também o responsável pela reestruturação de produtos na TAP nos últimos anos e coordenou todos os programas de aeronaves de nova geração. Desde 2017, lidera na TAP o processo que conduziu ao financiamento, com sucesso, de mais de 4 mil milhões de dólares (cerca de 3,6 mil milhões de euros) para aquisição de novas aeronaves e motores de tecnologia avançada dando suporte ao processo de renovação da frota.

Depois de se tornar mestre em Engenharia Mecânica, e antes de ingressar na companhia área, Nuno Leal era investigador no Técnico. Atualmente, concilia as suas atividades na TAP com as de docente do Mestrado em Operações de Transporte Aéreo no Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC),  sendo inclusive co-autor de vários artigos científicos.

Esta é a terceira vez que a “Airline Economics” lança esta listagem, e para a edição deste ano foram várias as propostas que chegaram à revista norte-americana, o que de acordo com o texto que a  acompanha mostra “a profundidade e a inspiração de jovens talentos em todos os setores da indústria”. Com profissões diversas – advogados, banqueiros, executivos de companhias aéreas e outros – todos os que foram apurados para a lista final, tinham menos de 40 anos no dia 5 de julho de 2019.