Campus e Comunidade

Antigo aluno do Técnico recebe Prémio “Best Public Leaders – Liderança Jovem”

Sérgio Ribeiro, CEO e cofundador da Planetiers, foi distinguido como um dos melhores líderes públicos do ano de 2020.

Sérgio Ribeiro, antigo aluno do Técnico, CEO e cofundador da Planetiers, foi um dos vencedores dos prémios “Best Public Leaders 2020”, distinguindo-se na categoria Liderança Jovem. O alumnus do Técnico estava nomeado juntamente com conhecidos nomes do mundo do humor, do desporto e da política nacional.  Margarida Balseiro Lopes, Francisco Rodrigues dos Santos, Rúben Dias e Pedro Teixeira da Mota eram os outros nomeados desta categoria, mas Sérgio Ribeiro acabaria por ser o mais votado pelo público conquistando o galardão, entregue no passado dia 27de novembro.

Para o antigo aluno a atribuição deste prémio “é realmente um orgulho e o sentimento bom de recompensa por um trabalho que dura anos”. “Após vários anos de dedicação a colocar os temas de sustentabilidade e a sua implementação prática em todos os fóruns e sectores, é um sinal positivo de que estamos a caminhar na direção dos nossos objetivos”, acrescenta o alumnus.

Por estar nomeado com personalidades com “o impacto que têm e em áreas com grande mobilização”, o antigo aluno confessa que “não estava à espera de conseguir o prémio”. “Senti o reconhecimento apenas pela nomeação”, recorda. A verdade é que o CEO da Planetiers acabaria por ser o escolhido como o líder jovem do ano 2020, e Sérgio Ribeiro gosta de acreditar que esta vitória “tenha sido o resultado de seguir sempre o caminho sendo fiel aos meus valores e aquilo em que acredito”. “Seja relativamente à sustentabilidade ou à forma de nos relacionarmos e trabalharmos com parceiros, colaboradores e todos os stakeholders importantes nos sucessos alcançados com os projetos da Planetiers”, afirma. Por isso mesmo, o empreendedor não hesita em realçar com toda a convicção “que este prémio é de todos os envolvidos, porque são todos eles que me obrigam a ser melhor todos os dias, meses e anos”.

Este ano, Sérgio Ribeiro deu mais um importante passo nesta sua luta por um mundo mais sustentável, enquanto um dos cofundadores do evento Planetiers World Gathering (PWG) que aconteceu no passado mês de outubro, juntando especialistas e responsáveis da área da inovação sustentável a curiosos e apaixonados pela sustentabilidade. O evento foi acompanhado por mais de 10 mil participantes por dia em todo o mundo revelando-se um autêntico sucesso. O CEO da Planetiers acredita mesmo que este êxito pode ter influenciado a distinção: “Foi um momento alto de todo um trabalho que está para trás e um trampolim para novos projetos que tenham impacto na sociedade e no mercado”.

Enquanto líder, Sérgio Ribeiro considera a empatia fundamental e considera ser isso que o distingue neste papel. “Ter sempre a capacidade de humanizar todos os projetos. No final de contas são sempre pessoas que estão por detrás de todas as grandes conquistas. Pessoas como eu com os seus desafios, ambições, medos, emoções…e tento sempre me colocar no lugar das pessoas que estão comigo. Para conseguir sempre equilibrar todos estes fatores de uma equipa”, sublinha.

Desde 2016, ano em que fundou a Planetiers, que o antigo aluno é um dos rostos mais ativos a nível nacional na defesa da sustentabilidade.  Tem sido um caminho de “milhares ou milhões de aprendizagens”, como confessa o próprio, e é até “impossível de as listar porque em cada fase as aprendizagens são diferentes e importantes”, realça. Ainda assim, o antigo aluno destaca a importância de “ter ambição, ter iniciativa e ser humilde” neste mundo do empreendedorismo. “Temos que desejar sempre altos voos, saltar para ação sem medo de falhar e sempre consciente de que temos sempre que aprender com as diferentes experiências de outros”, salienta, de seguida. Em jeito de remate, e mostrando como esta distinção lhe assenta que nem uma luva, lembra-nos um dos seus lemas: “Sê teimoso com o teu propósito. Sê flexível no processo”.

O objetivo dos prémios Best Public Leaders é identificar e distinguir figuras públicas de referência nas mais variadas áreas de atividade: artística, digital, comunicação e marketing, desportiva, política, feminina, jovem, organizacional e social.