Antigo aluno eleito membro da Academia das Ciências de Lisboa

O professor Rui Pita Perdigão foi eleito membro correspondente da Secção de Física.

A Academia das Ciências de Lisboa(ACL), uma das mais prestigiadas e antigas instituições científicas nacionais, distinguiu o antigo aluno do Técnico, professor Rui Pita Perdigão, como membro correspondente da Secção de Física. A distinção concedida em dezembro de 2020 reflete as suas contribuições científicas, pedagógicas e de divulgação científica nesta área.

O professor Rui Pita Perdigão assume a felicidade “pelo acolhimento numa família académica tão ilustre e pelo reconhecimento académico e científico que tão distinta honra acarreta, em especial tratando-se de Física”.  “Tal como sucedera aquando do lançamento do meu instituto e outras distinções internacionais, uma vez mais são as mentes mais brilhantes e abertas, aqui os estimados membros da Academia, a ter a visão e discernimento para apreciar o meu percurso altamente não-linear bem como a nova área da Física que semeei na minha cátedra interuniversitária e que tenho vindo a nutrir científica e pedagogicamente ao longo dos últimos anos, dentro e fora do meio universitário”, declara.

Segundo a ACL, esta distinção vai ao encontro do percurso de liderança institucional do cientista, nomeadamente na criação de uma nova cátedra e de um instituto. “Rui Pita Perdigão é um cientista e professor com um excelente currículo, tanto a nível científico como de ensino, inovação pedagógica e gestão universitária. (…) A sua paixão e empenho científicos vão agora contribuir (ainda mais), para as veneráveis missões da Academia das Ciências”, é referido pela instituição científica.

A vontade explorar o mundo da Física traria o professor Rui Pita Perdigão até ao Técnico, em 1995, onde frequentou o curso de Engenharia Física Tecnológica. No desenrolar do seu percurso como estudante acabaria por se envolver ativamente no Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico(NFIST), nomeadamente como diretor e editor do Pulsar, na organização de eventos do Circo da Física, Semana da Física,  e em idas às escolas para divulgação científica e do curso.  O docente faz questão de manifestar “a profunda gratidão especial à instituição onde tudo começou, com especial ênfase aos alicerces fundamentais numa Física e Matemática belíssimas e inspiradoras, bem como ao espírito de companheirismo, diria mesmo de fraternidade, vivido no seio da comunidade de Física e de Matemática, tendo, aliás, daí nascido amizades para a vida”.

O percurso científico do antigo aluno do Técnico tem sido marcado pela abertura de novos caminhos na física interdisciplinar dos sistemas co evolutivos complexos, que passam por avanços fundamentais na ciência não linear para enfrentar desafios urgentes enfrentados pela sociedade e pelo meio ambiente.

Além de fundador e professor titular da cátedra interuniversitária de Fluid Dynamical Systems em Viena, na Áustria – cidade onde vive, o professor Rui Pita Perdigão é também fundador e diretor do Centro Interdisciplinar de Ciências de Sistemas Complexos e da Escola Doutoral associada, e líder do Climate Change Impacts, Adaptation and Modelling (CCIAM), um dos grupos de investigação do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Climáticas (cE3c). É também membro do Instituto de Telecomunicações (IT-Lisboa), e associado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa(ULisboa), espelhando a vasta interdisciplinaridade e versatilidade da ciência que desenvolve a estabelecer pontes entre áreas tão diversas do conhecimento.

Paralelamente coordena programas internacionais de grande escala assim como redes de investigação, assina artigos científicos em revistas de referência como a Nature e a Science. O antigo aluno do Técnico integra, ainda, o conselho editorial de revistas científicas internacionais como a Earth System Dynamics da European Geosciences Union.