Artigos de opinião da comunidade do Técnico compilados em livro comemorativo dos 110 anos

O livro “Ideias Sobre Ciência, Tecnologia e Ensino Superior pela Comunidade do Instituto Superior Técnico, de Maio de 2017 a Dezembro 2020” foi lançado na passada sexta-feira, 21 de maio.

O livro “Ideias Sobre Ciência, Tecnologia e Ensino Superior pela Comunidade do Instituto Superior Técnico, de Maio de 2017 a Dezembro 2020” tem o peso do conhecimento e, em simultâneo, carrega a leveza de o poder sorver de forma descomplicada.  As mais de 4 centenas de páginas oferecem uma vista privilegiada para a atualidade, o mundo e os seus desafios, através do saber dos docentes, investigadores, e uma aluna da Escola. A sessão de lançamento decorreu na passada sexta-feira, 21 de maio, e contou com a presença de vários dos autores.

O presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, aproveitou a oportunidade para “agradecer a colaboração de todos os que contribuíram para este projeto desde o primeiro dia”, começando pelos autores, passando pela equipa que contribuiu para a edição do livro, a IST Press e também a direção do jornal i.

A apresentação da obra não poderia estar melhor entregue. David Marçal, divulgador de Ciência, aceitou o convite, e além de despertar o interesse para a leitura do livro, evidenciando a diversidade de temas que aborda, destacou a importância de este existir por si só, contribuindo para o “desígnio de colocar a Ciência e a Tecnologia no espaço público”.  “O atraso não é razão para desistir. Obviamente temos que continuar sempre a promover a cultura científica e a trazer a Ciência e a cultura científica para o espaço público”, vincou.

Além de promover o tão desejado e necessário diálogo com a Sociedade, porque como referiu David Marçal “a Ciência não é uma ilha e deve dialogar com outros saberes”, a obra também contribui para a “representação dos próprios cientistas”, realçou. “Muitas pessoas nunca conheceram um cientista a sério, e por isso a imagem do que é um cientista vem da ficção e essa imagem também não é positiva. E também por isso é importante que os Cientistas se apresentem no espaço público contrariando tanto a imagem estereotipada, que não é muito atrativa como a ficcionada”, afirmou.

Para o divulgador de Ciência é fulcral que a “Ciência se torne parte da cultura”. “Não podem coexistir duas culturas: uma dos saberes científico-culturais e outra de tudo o resto. Tem que haver uma cultura da qual a Ciência faz parte, e nesse sentido a participação dos Cientistas no espaço público é fundamental”, reiterou.

A professora Fátima Montemor, vice-presidente do Técnico para a Investigação e Assuntos Internacionais, partilhou a sua perspetiva enquanto autora da obra, referindo antes de mais “o privilégio de ter feito parte deste projeto”. Recordando o momento em que o convite lhe foi endereçado, e referindo que desde logo o mesmo lhe suscitou interesse, a docente partilhou que as primeiras tentativas de escrita numa linguagem mais acessível foram um desafio. “Devo dizer que na primeira vez tive que escrever talvez umas 5 vezes, apaguei e voltei a escrever”, disse.

Confessando que “escrever sobre um tema científico de uma forma que seja simples, clara e que todos consigam entender, não é uma tarefa fácil, mas é muito interessante, a docente frisou a relevância de divulgar a investigação que é feita nos laboratórios da instituição e dos seus centros de investigação. “Todos nós fazemos coisas muito interessantes aqui no Técnico e temos o dever de as partilhar com o resto da sociedade porque as pessoas de facto às vezes têm uma ideia um bocadinho estranha sobre os investigadores e aquilo que fazemos no laboratório”, sublinhou.

O professor Arlindo Oliveira, também autor da obra e presidente do Técnico quando o projeto das crónicas arrancou, reafirmou que esta é “uma iniciativa interessante que projeta o nome do Técnico”. “Penso que escrevermos em outras revistas ou jornais, que não apenas aquelas em que tradicionalmente escrevemos os nossos artigos científicos, é muito positivo”, declarou.

A obra compila uma série de artigos de opinião escritos ao longo dos últimos 4 anos, sobre temas tão diversos como o ambiente, clima, computação, comunicações, economia, ensino, física, mobilidade, nanotecnologia, robótica, etc.. Para além dos temas de âmbito mais disciplinar, alguns textos versam sobre a relação da Ciência com a sociedade, e outros debruçam-se sobre a pandemia. Pode adquirir o livro na IST Press pelo valor de 13.50€.

Galeria de Fotografias da Sessão de Lançamento do livro