As questões desafiantes da obra “Mentes Digitais” já podem ser lidas em português

Livro da autoria do presidente do Técnico foi editado pela IST Press e apresentado no Técnico na passada sexta-feira.

O lugar escolhido para o lançamento da versão portuguesa do livro “Mentes Digitais: A Ciência Redefinindo a Humanidade” da autoria do professor Arlindo Oliveira, presidente do Instituto Superior Técnico, não podia ser outro senão o Técnico. Além da clara ligação do autor à casa, o facto de o livro ser agora editado pela IST Press ditou a escolha, e por isso o salão nobre acolheu na passada sexta-feira, 24 de novembro, a cerimónia de lançamento da obra.

A apresentação foi conduzida por dois leitores que foram conquistados pelo livro, colegas mas também amigos do professor Arlindo de Oliveira: o professor Mário Figueiredo, docente do Técnico e o professor António Costa Silva, docente convidado da escola e CEO do grupo PARTEX OIL AND GAS. Foi através das palavras de ambos que os que ainda não conheciam a obra ou mesmo os que já se deixaram agarrar pelas suas páginas embarcaram “na viagem”, como ambos os oradores definiram a obra.

“O percurso desde o primeiro até ao capítulo final, passando por temáticas tão complexas como a computação, a física, a biologia, o cérebro humano ou a inteligência artificial é extremamente fascinante”, comentava o professor Mário Figueiredo. Referindo várias vezes que este é um livro que “sabiamente toca em muitos assuntos”, todos eles, e apesar de complexos, abordados “de forma muito agradável como o Arlindo faz sempre muito bem, de uma maneira tão clara e pedagógica que leva os menos experientes nos assuntos a ficarem esclarecidos, e que por sua vez não choca os mais entendidos”, assinalava o professor do Técnico. A sua intervenção não terminou sem ser lançado um conselho aos futuros leitores: “leiam o livro, mas não à noite, e nunca na cama. Porque este é aquele tipo de livros que quando se começa a ler nunca se fica com sono, o efeito é o oposto: estimula-nos o cérebro e a vontade de descobrir mais”, partilhou o docente.

Mudou o interlocutor, mas o tom elogioso manteve-se. “Este é um livro notável, que coloca as questões cruciais do nosso tempo”, reiterava logo nas primeiras palavras o professor António Costa da Silva que embarcou numa explicação profunda da obra, tocando na essência de quase todos os capítulos, exortando os seus preferidos, referindo “os detalhes fascinantes com que me fui deparando”. “Agarramos no primeiro capítulo e rapidamente consumimos os que se seguem”, frisava o CEO da  PARTEX OIL AND GAS, acrescentando que “a obra explica a continuidade da civilização e ao mesmo tempo a descontinuação que as tecnologias podem produzir”. A inteligência emocional do autor, a minúcia dos pensamentos retratados no livro, o vasto conhecimento, e as paixões do presidente do Técnico foram detalhes que o professor António Costa Silva encontrou ao longo “desta viagem que nos leva a pensar o presente digital, mas sobretudo o futuro que nos espera”.

O autor que durante toda a sessão não deixou de folhear a sua obra,  sem nunca, porém, deixar de absorver o que se ia dizendo como refletiam as suas expressões e como desvendou posteriormente o seu discurso. “Estive com toda a atenção a ouvir o Mário e o António, e confesso que não sabia que o livro era tão bom”, disse em tom de brincadeira. “Este era um livro que já andava na minha cabeça há algum tempo e quando surge a oportunidade decidi que queria incluir numa só obra muitos dos assuntos que considero fascinantes, e pelos vistos até resultou bem”, explicou o professor Arlindo Oliveira.

Recorde-se que o livro do presidente do Técnico foi editado em maio pela MIT Press, e versa sobre o futuro da Inteligência Artificial, levantando questões desafiantes acerca das mentes digitais, da coabitação destas com as mentes humanas, e especulando sobre os demais cenários que podem advir desta evolução tecnológica.